Logo E-Commerce Brasil

Amazon interrompe vendas de álcool na Irlanda do Norte devido às regras do Brexit

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Amazon suspendeu as vendas de vinhos, cervejas e destilados na Irlanda do Norte e está se preparando para retirar mais produtos da lista devido às novas regras alfandegárias do Brexit, informou a emissora ITV.

O varejista online está preocupado com o fato de que o imposto especial de consumo terá agora de ser pago duas vezes sobre os embarques de álcool que são enviados do continente britânico através do mar da Irlanda para a Irlanda do Norte, informou a ITV.

A Grã-Bretanha deixou o mercado único e a união aduaneira da União Europeia em 31 de dezembro, introduzindo a papelada e as declarações alfandegárias para as empresas que importam e exportam mercadorias com o bloco.

Para manter a fronteira aberta entre a província britânica da Irlanda do Norte e a Irlanda, membro da UE, foi firmado um acordo separado que exige uma fronteira regulamentar no Mar da Irlanda entre a Irlanda do Norte e o resto do Reino Unido.

O governo britânico disse que a esmagadora maioria dos pacotes continua a ser movimentada sem problemas e que não há razão para as empresas não enviarem mercadorias para a Irlanda do Norte.

“Essas mercadorias não serão tributadas duas vezes e emitiremos novas orientações esclarecendo a posição para garantir que quaisquer questões remanescentes sejam tratadas”, disse um porta-voz do governo.

Leia também: 81% dos comércios adotaram delivery e querem manter opção após pandemia

Fonte: Reuters