Logo E-Commerce Brasil

Amazon cria geladeira que avisa quando os alimentos acabam

Com planos de aumentar a presença de produtos próprios dentro das casas dos consumidores, a Amazon está desenvolvendo uma geladeira inteligente. A ideia é que o eletrodoméstico seja capaz de mapear todo o conteúdo interno, avisar quando algo está acabando e ainda sugerir a compra desses produtos online.

Para isso, a Amazon deve usar parte da tecnologia da Amazon Go, a rede de lojas de conveniência da empresa, e da Whole Foods e Amazon Fresh, que são marcas subsidiárias. 

De acordo com o portal Insider, a geladeira está sendo desenvolvida por uma equipe há dois anos. A principal tecnologia usada é a Just Walk Out, já adotada pela Amazon Go, que é capaz de rastrear o que os clientes colocam nos carrinhos e os recarrega automaticamente quando acabam.

Como vai funcionar a geladeira da Amazon

Assim, a geladeira inteligente monitoraria os itens dentro dela e controlaria seus hábitos de compra. Se a pessoa ficar sem algo que compra com frequência, o eletrodoméstico vai notificá-la e sugerir a compra em redes da própria Amazon.

Outro diferencial é a possibilidade de oferecer sugestões de receitas, o que pode ser útil para aproveitar os produtos que estão com prazo de validade próximos do vencimento.

Ainda segundo o Insider, a Amazon ainda está procurando se associar a um fabricante de eletrodomésticos para a fabricação do produto.

Existe também a possibilidade de que o controle de voz de Alexa seja incluído. O que não é nenhuma novidade, já que é comum a empresa usar a assistente de voz em vários outros produtos, incluindo robôs domésticos e TVs.

Leia também: Amazon lança 4 programas voltados para vendedores de seu marketplace

Mercado

Até agora, estima-se que a companhia tenha gasto mais de US $50 milhões por ano no projeto. Mesmo assim, não há garantia de que a geladeira chegará ao mercado, pois é possível que a Amazon engavete os planos. E é importante lembrar que, se o produto for realmente lançado, provavelmente não será barato.

Esse não é exatamente um conceito totalmente novo. Em 2016, a Samsung criou uma geladeira que ajuda a controlar o que está dentro sem ter que abrir a porta. Também é possível pedir mantimentos usando uma tela sensível ao toque integrada ao eletrodoméstico.

Mesmo assim, a geladeira da Amazon deve ir um pouco mais longe, já que ela sinalizaria itens que estão acabando e ajudaria a pedir mais por meio do próprio ecossistema de mercearia da empresa.

Fonte: Engadget