Logo E-Commerce Brasil

Amazon fecha lojas físicas nos EUA e Reino Unido

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A Amazon está fechando todas as suas livrarias físicas Amazon Books, bem como suas lojas Amazon 4-star e Amazon Pop Up, que vendiam uma variedade de eletrônicos e outros itens. A leitura do mercado é de que a empresa, aos poucos, sai do varejo físico.

Os fechamentos afetam 68 lojas nos EUA e no Reino Unido, disse a Amazon. As datas de encerramento variam de acordo com o local e a Amazon disse que ajudaria os funcionários afetados a encontrar funções em outros lugares da empresa. Os trabalhadores que optarem por não ficar receberão pacotes de indenização, disse.

A Amazon se recusou a dizer quantos funcionários seriam afetados pelos fechamentos. A empresa lançou gradualmente uma série de conceitos físicos, de supermercados a lojas de varejo que oferecem eletrônicos de marca, como tablets Fire e alto-falantes inteligentes Echo. As lojas de 4 estrelas, em particular, tentaram combinar as operações na loja e offline da Amazon, apresentando os produtos mais vendidos em sua loja virtual.

Mas o crescimento das vendas da unidade de lojas físicas ficou visivelmente atrás do negócio geral de varejo da empresa. As lojas físicas, que incluem Whole Foods e Fresh, registraram vendas mais baixas em 2021 do que em 2018.

A Amazon está reduzindo sua pegada de varejo físico depois de apresentar sua taxa de crescimento mais lenta em qualquer trimestre desde 2001. As ações caíram mais de 8% até agora este ano, e as ações tiveram o pior desempenho do grupo Big Tech no ano passado.

Leia também: Amazon: 43% dos compradores abandonam os checkouts online no último minuto

Fonte: CNBC e Retail Gazette