Logo E-Commerce Brasil

Amazon estreia em gestão de patrimônio na Índia via fintech

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Amazon fez seu primeiro investimento no setor de gestão de patrimônio da Índia, em uma rodada de US$ 40 milhões da fintech Smallcase Technologies.

A startup com sede em Bangalore disse que a rodada foi liderada pela Faering Capital e contou com a participação de outro novo investidor, a PremjiInvest, unidade de investimento privado do bilionário do setor de tecnologia Azim Premji.

Investidores anteriores, como Sequoia Capital India e Blume Ventures, também participaram, elevando o total captado pela empresa acima de US$ 60 milhões.

Jeff Bezos, fundador e ex-CEO da Amazon. Imagem: Divulgação

A Smallcase foi fundada em 2015 por três amigos, Vasanth Kamath, Anugrah Shrivastava e Rohan Gupta, todos ex-alunos do Instituto Indiano de Tecnologia, em Kharagpur.

A startup aproveita o boom sem precedentes nas bolsas impulsionado por investidores de varejo durante a pandemia, e sua base de usuários dobrou para mais de 3 milhões no último ano.

A Smallcase melhora o acesso digital ao mercado de capitais, oferecendo carteiras ponderadas de ações e fundos de índice de profissionais licenciados internos, bem como acesso a gestores de investimentos independentes, corretoras e plataformas de gestão de patrimônio.

A empresa tem parceria com várias corretoras no país e distribui seus produtos por meio de corretores, consultores de patrimônio e agentes offline.

“Um novo grupo de investidores mais jovens e que assume riscos está participando do mercado de capitais e quer total transparência”, disse Kamath, diretor-presidente da fintech, em entrevista por vídeo. “Desenvolvemos produtos de investimento mais simples e de baixo custo, cada um refletindo um tema, uma estratégia ou objetivo.”

No ano passado, a Smallcase mais que dobrou o volume de ordens, disse Kamath. A empresa possui 200 funcionários, sendo quase dois terços em tecnologia e engenharia de produto.

O capital será usado para expandir seus produtos de investimento em classes de ativos como fundos mútuos, ações globais e títulos.

A startup quer expandir sua plataforma de tecnologia e desenvolver ainda mais sua rede de distribuição.

O investimento na Smallcase abre uma nova fronteira para a Amazon em gestão de patrimônio. A gigante do comércio eletrônico já havia investido anteriormente em outras fintechs na Índia, como na seguradora Acko General Insurance, bem como na provedora de crédito Capital Float.

Leia também: Amazon obtém vitória em tribunal da Índia sobre acordo entre Future e Reliance

Fonte: Bloomberg, via Money Times