Um estudo realizado pela E-Consulting revela que a Amazon é a empresa que tem o melhor autosserviço do Brasil – ou seja, todo o serviço prestado sem a necessidade de interação humana para fazer o atendimento, independente do canal utilizado.
Além da primeira colocada, Saraiva, Netshoes, Submarino e Livraria Cultura são algumas das empresas que figuram no top 10 do ranking, que analisou os 50 principais operadores de autosserviço do país.
A consultoria desenvolveu a avaliação com base em três pilares: Comunicação, Atendimento e Suporte Transacional. Em cada um havia subitens que foram analisados um a um. Na Comunicação havia critérios específicos, como home page, aplicativos, funcionalidades, mobile e outros.
No Atendimento, foram checados SAC, fóruns, Rede Sociais, FAQ, Tutorial e demais temas correlacionados. Já os elementos da categoria Suporte Transacional foram meios de pagamentos, televendas, promoções, link transacionais, representantes e consultores de vendas. Qualidade, interatividade, eficácia, posicionamento e confiabilidade também foram critérios para avaliar os canais, serviços ou aplicativos de autosserviço das companhias.
“Vale ressaltar que o levantamento não mede itens ligados ao relacionamento, à qualidade de atendimento que não estejam vinculados ao autosserviço, assim como a questão transacional em si, mas todo o suporte à transação. Tudo que antecede, ampara ou sustenta a compra, a adesão ou utilização de um produto, serviço ou conteúdo”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da E-Consulting e autor da pesquisa.
Confira a lista dos 10 melhores sites:
1. Amazon (3,87)
2. Wine (3,87)
3. Magazine Luiza (3,75)
4. Saraiva (3,75)
5. Netshoes (3,75)
6. Claro (3,75)
7. Submarino (3,62)
8. OQVestir (3,62)
9. Livraria Cultura (3,62)
10. Vivo (3,62)
Fonte: Next Commerce