Logo E-Commerce Brasil

Amazon anuncia compra da MGM por US$ 8,45 bi e esquenta guerra do streaming

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Amazon anunciou nesta quarta-feira (26) a compra do estúdio norte-americano de cinema MGM por US$ 8,45 bilhões, obtendo um acervo imenso de filmes e programas de televisão que vai ajudar a companhia a reforçar sua posição ante rivais como Netflix e Disney+.

A MGM foi fundada em 1924 e tem no catálogo séries de TV populares como “Fargo”, “Vikings” e “Shark Tank”, além de produções como “007”.

“O valor financeiro real por trás deste acordo é o baú do tesouro de propriedade intelectual do catálogo que planejamos reimaginar e desenvolver junto com a equipe talentosa da MGM”, disse Mike Hopkins, vice-presidente sênior da Prime Video e da Amazon Studios.

O serviço de streaming da Amazon, Prime Vídeo, enfrenta uma lista longa de concorrentes. Além de Netflix, Disney+, o mercado recentemente passou a contar com ofertas como HBO Max e Apple TV+. As empresas estão aumentando investimentos e se expandindo em mercados internacionais na esteira das medidas de isolamento social adotadas pelo mundo.

Os serviços de streaming em proliferação também estão atrás de marcas que possam ampliar e acervos de programas e filmes mais antigos. Analistas dizem que esta é uma grande motivação de mais uma rodada de consolidação de propriedades midiáticas depois de um hiato breve visto durante a pandemia.

A AT&T anunciou na semana passada um acordo de US$ 43 bilhões para estender a WarnerMedia e combiná-la com a Discovery, um dos negócios mais ambiciosos da era do streaming.

Leia também: Comércio eletrônico de obras de arte cresce e levanta polêmicas sobre venda de acervo

Fonte: Reuters, via 6 Minutos