Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Jeff Bezos acusa jornal americano de usar Amazon para chantageá-lo

Sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019   Tempo de leitura: 2 minutos

Jeff Bezos, dono da Amazon e homem mais rico do mundo, denunciou nesta quinta-feira (7) uma tentativa de chantagem por parte da America Media Inc. (AMI), dona do jornal The National Enquirer, envolvendo a gigante do e-commerce.

Jeff Bezos acusou executivos de ameaçarem publicar suas fotos íntimas se jornal não acabar com investigação
Jeff Bezos acusou executivos de ameaçarem publicar suas fotos íntimas caso jornal não acabe com investigação

Segundo e-mails divulgados por Bezos, um dos executivos da empresa diz ter em mãos nove fotos íntimas trocadas entre o fundador da gigante do e-commerce e a jornalista Lauren Sanchez, com quem teve um suposto caso.

De acordo com a troca de mensagens, executivos da AMI afirmaram estar preocupados com investigações conduzidas pelo Washington Post – jornal controlado pelo dono da Amazon – sobre a relação do The National Enquirer com a campanha do presidente americano Donald Trump.

Em uma das mensagens enviadas por Jon Fine, conselheiro do periódico, Fine exige que o Post “cesse e desista dessa conduta difamatória imediatamente. Qualquer disseminação dessas afirmações falsas, viciadas, especulativas e sem base serão feitas por conta e risco do seu cliente [Jeff Bezos].”

Quando questionado pelo advogado que a divulgação das fotos íntimas seria crime, Fine respondeu que, como Bezos “permanece fundador, CEO e presidente da Amazon, uma exploração [da capacidade] de julgamento do Sr. Bezos, como refletidos nos seus textos e fotos, traz interesse público e jornalístico.”

Na denúncia publicada nesta quinta-feira, Bezos se defende e diz preferir “deixar os resultados [da empresa] falarem por si mesmos.”

“A justificativa da AMI [para publicar o material íntimo] é de que as fotos são necessárias para mostrar aos acionistas da Amazon que o meu julgamento corporativo é terrível. Fundei a Amazon na minha garagem há 24 anos e postava eu mesmo os pacotes no correio. Hoje, a Amazon emprega mais de 600 mil pessoas, acabou de finalizar o seu ano mais rentável na história, mesmo investindo pesado em novas iniciativas, e está normalmente entre as cinco companhias mais valiosas do mundo”, desabafou. “Vou deixar esses resultados falarem por si mesmos.”

A jornalista Lauren Sanchez haviam se posicionado até a publicação desta matéria. No pré-mercado da Nasdaq, até as 11h34, o valor das ações da Amazon tinha queda de 1,51%, sendo vendidas a US$ 1589,89 (R$ 5.898).

Outro lado

Em  nota, a AMI se defendeu e disse ter lidado de maneira legal com a cobertura de notícias relacionadas a Jeff Bezos. “À luz da natureza das alegações publicadas pelo Sr. Bezos, a diretoria [da AMI] se reuniu e determinou que elas devem ser rápida e inteiramente investigadas. Uma vez que a investigação termine, a diretoria tomará quaisquer ações que forem necessárias”, afirmou.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.