Logo E-Commerce Brasil

Amazon causa polêmica com serviço que faz entregas em 1 hora em Paris

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

O novo serviço de entrega rápida da Amazon em Paris, que promete levar o produto ao usuário em apenas uma hora, está dando o que falar. A prefeitura da capital francesa promete ser intransigente com a gigante norte-americana.

Depois de ter testado o serviço nos Estados Unidos, na Inglaterra e na Itália, a Amazon lançou a nova forma de entrega, chamada de “Prime Now”, na última semana em Paris. O objetivo é entregar os produtos comprados online pelos usuários em apenas uma hora, o que é inédito na capital francesa. A oferta engloba tudo o que é tradicionalmente comercializado no site, inclusive alimentos.

Mas o novo serviço não agradou a todos. A primeira a levantar a voz contra a Amazon foi a prefeitura de Paris, que estima que a entrega de uma hora pode “desestabilizar gravemente o equilíbrio do comércio parisiense”. Um comunicado assinado pela prefeita Anne Hidalgo, também reclama da falta de informação sobre o lançamento do novo produto.

Entre os pontos negativos apontados pela prefeitura sobre o novo serviço da Amazon, estão “a preservação dos comércios ‘de bairro’, a interferência na vida dos moradores com o novo tráfego que a entrega pode acarretar, o aumento da poluição com os veículos de entrega, além da política de recursos humanos gerenciada pela Amazon”, diz o comunicado.

Nesta manhã, foi a vez da Confederação dos Comerciantes da França (CDF) fechar o cerco à Amazon. Em entrevista à rádio France Info, o presidente do órgão, François Palombi, denunciou uma “concorrência desleal”. “Se não temos os mesmos meios, as mesmas armas e tempo para gerenciar essa problemática, seremos desfavorecidos. É inevitávél”, disse, pedindo que o governo tome medidas urgentes contra a gigante norte-americana.

A batalha se anuncia longa, já que o “Prime Now” opera a partir de um centro de distribuição já instalado no 18° distrito da capital francesa, na região norte. Ao todo, 18 mil artigos estão disponíveis para serem entregues em uma hora. De brinquedos a aparelhos eletrônicos, além de 4 mil produtos alimentares, entre frutas e legumes, frios e congelados.

Fonte: RFI