Logo E-Commerce Brasil

Amazon quer usar câmeras com inteligência artificial nas entregas

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Amazon deve implantar câmeras com capacidades de inteligência artificial nos veículos de entrega. Segundo a agência AFP, o objetivo da empresa é oferecer mecanismos de segurança para seus entregadores.

De acordo a companhia, as câmeras têm capacidade de monitorar a estrada e o motorista, enviando avisos sobre possíveis riscos. A Amazon também quer usar o sistema para poder identificar funcionários que seguem boas práticas.

“Esta tecnologia fornecerá aos motoristas alertas em tempo real para ajudá-los a se manterem seguros na estrada”, disse a varejista em resposta à AFP. Contudo, a varejista ainda não informou quando deve começar estrear a novidade.

Amazon x privacidade

O uso de câmeras para monitoramento do trabalho remoto levanta questões de privacidade dos usuários. O grupo Fight for the Future, que monitora questões envolvendo direitos digitais dos Estados Unidos, já se posicionou contra essa movimentação.

O coletivo disse ter enviado ao congresso norte-americano um pedido para que investigue “o império de vigilância da Amazon”. O grupo também pede que a empresa interrompa este programa.

“Isso representa a maior expansão da vigilância corporativa na história da humanidade”, afirma o Fight for the Future. Porém, a Amazon não parece ter intenção de rever a decisão.

Leia também: Casa Branca discute sindicalização de funcionários da Amazon

Fonte: CanalTech