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Avaliações fraudulentas da Amazon prosperam em grupos do Facebook

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Amazon proibiu análises incentivadas em 2016, mas ainda é um problema na plataforma. Em 4 de setembro, uma investigação do Financial Times revelou que nove dos dez maiores revisores do Reino Unido estavam envolvidos em atividades suspeitas, deixando dezenas de avaliações cinco estrelas para marcas chinesas desconhecidas.

Para vendedores terceirizados, boas classificações são críticas para o sucesso na plataforma, então não é surpresa que algumas empresas as estejam comprando. Hoje, a Amazon controla entre 38% a 42% do mercado de comércio eletrônico e mais da metade dos produtos vendidos na plataforma vêm de vendedores terceirizados.

As avaliações incentivadas nem sempre são um sinal de que uma empresa está vendendo produtos baratos, mas elas indicam até onde os vendedores farão para tentar se destacar na plataforma.

Programa insuficiente

A Amazon executa uma versão sancionada dessa troca por meio de seu programa Vine. Lá, a empresa escolhe os melhores revisores para receber os produtos gratuitamente. Ele observa que os fornecedores “não podem influenciar, modificar ou editar as avaliações”.

Mas este programa não é grande o suficiente para ajudar a grande maioria dos vendedores. Nos últimos anos, os fornecedores se voltaram para os grupos do Facebook e WeChat para encontrar pessoas dispostas a escrever comentários. Os vendedores postam fotos de produtos e, em seguida, pedem que as pessoas enviem mensagens para eles, com a garantia de que receberão um reembolso após deixarem uma avaliação positiva.

A troca foi projetada para evitar a detecção na Amazon. Assim que um revisor compra o item, ele envia ao vendedor um recibo, junto com uma foto de sua avaliação. O vendedor então envia um reembolso pelo PayPal. Isso garante que a classificação tenha uma etiqueta de “compra verificada” na Amazon, consolidando sua suposta autenticidade. Alguns vendedores pagam uma taxa adicional, entre US$ 2 e US$ 15, além do reembolso.

Facebook remove avaliações

O Facebook recentemente removeu três dos maiores grupos americanos associados a esses esquemas, provavelmente porque eles violaram as regras da empresa contra fraude e engano. Mas mais grupos surgiram em seu lugar. É difícil determinar definitivamente quais revisores especialistas estão engajados em comportamento suspeito, em parte porque poucos usam nomes reais.

As críticas são um indicador de qualidade para os consumidores, mas também sinalizam para algoritmos cujos produtos devem chegar ao topo. Dado o quão difícil é para os vendedores competir na plataforma da Amazon, parece que alguns continuarão jogando o sistema. A Amazon criou o problema. Em última análise, a empresa também precisa resolver isso.

Em um comunicado enviado por e-mail para The Verge , um porta-voz da Amazon disse: “Queremos que os clientes da Amazon comprem com confiança, sabendo que as avaliações que leem são autênticas e relevantes. Temos políticas claras para revisores e parceiros de vendas que proíbem o abuso dos recursos de nossa comunidade e suspendemos, banimos e tomamos medidas legais contra aqueles que violam essas políticas. ”

O Facebook não quis comentar sobre a reportagem.

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As informações são do The Verge