Logo E-Commerce Brasil

Amazon recebe autorização para testar entregas por drone nos EUA

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Amazon deu um grande salto em direção às entregas pelo céu ao se tornar uma das poucas empresas certificadas pelo governo dos EUA para operar como companhia aérea de drones. A agência federal de aviação (Federal Aviation Administration ou FAA) designou a Amazon Prime Air como transportadora aérea, conforme comunicado distribuído pela empresa na segunda-feira (31).

A designação permite que a Amazon inicie suas primeiras entregas comerciais nos EUA sob um programa de testes, usando os dispositivos de alta tecnologia apresentados para esse propósito no ano passado.

A Amazon e concorrentes ainda precisam superar algumas barreiras técnicas e regulatórias antes que possam transportar pelo céu pequenas embalagens de ração de gato ou pasta de dente e entregá-las rotineiramente nas casas dos clientes.

No entanto, a decisão mostra que essas companhias convenceram o governo americano de que estão prontas para operar em ambientes altamente regulamentados como a aviação.

A FAA confirmou a aprovação, acrescentando em comunicado que vem tentando apoiar a inovação no segmento de drones e ao mesmo tempo garantir que os dispositivos operem com segurança.

Leia também: iFood recebe aval da Anac para operação com drones

Entregas com drones

A Amazon se junta à Wing, subsidiária da Alphabet, e à United Parcel Service (UPS) entre as empresas que conseguiram aprovação da FAA para operar sob os regulamentos federais que regem companhias aéreas de pequeno porte e operadoras de voos fretados.

Juntamente com as parceiras Walgreens e FedEx, a Wing tem feito entregas limitadas com drones desde o ano passado no estado da Virgínia após receber aprovação semelhante da FAA. A UPS faz voos com suprimentos médicos dentro de um complexo hospitalar em Raleigh, na Carolina do Norte. Empresas menores e startups também estão buscando aprovações ampliadas da FAA.

A Amazon avisou que começará a realizar testes de entrega, mas se recusou a informar onde e quando. A FAA está se preparando para finalizar um conjunto de regulamentos até o final do ano para expandir os voos de drones sobre multidões, peça fundamental para a realização de entregas.

As regras exigirão, por exemplo, que os aparelhos transmitam sua identidade e localização para minimizar riscos de terrorismo ou colisão com outras aeronaves.

Esse seria apenas o primeiro passo. Para operarem de forma eficiente, os drones precisam voar rotas pré-programadas sem pilotos humanos observando cada movimento.

A Amazon, por exemplo, apresentou no ano passado planos para que seus dispositivos — uma família de drones conhecida como MK27 — façam entregas em um raio de 12 km em torno de um galpão e cheguem aos clientes em 30 minutos. As embalagens entregues podem pesar mais de 2 kg.

Leia também: Amazon encomenda 1.800 vans elétricas da Mercedes-Benz

Publicado no Money Times, com informações da Bloomberg