Logo E-Commerce Brasil

Amazon AppFlow: AWS lança novo serviço de integração SaaS

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A AWS lançou na semana passada Amazon AppFlow, um novo serviço de integração que facilita aos desenvolvedores a transferência de dados entre aplicativos da AWS e plataformas como Google Analytics, Marketo, Salesforce, ServiceNow, Slack, Snowflake e Zendesk.

Com serviços semelhantes, incluindo o Power Automate do Microsoft Azure, por exemplo, os desenvolvedores podem acionar esses fluxos com base em eventos específicos, em horários predefinidos ou sob demanda.

Ao contrário de alguns dos concorrentes, essa ferramenta funcionará mais como um serviço de transferência de dados do que como uma maneira de automatizar fluxos de trabalho.

Embora a troca de dados possa ser bidirecional, o anúncio da empresa se concentra principalmente na movimentação de dados de aplicativos SaaS para outros serviços da AWS, com a finalidade de análises adicionais. Para isso, o AppFlow também possui várias ferramentas que transformam os dados conforme eles se movem pelo serviço.

“Os desenvolvedores passam muito tempo escrevendo integrações personalizadas, para que possam transmitir dados entre aplicativos SaaS e serviços da AWS, para que depois possam ser analisados; estes podem ser valiosos e podem levar meses para serem concluídos ”, afirmou Martin Beeby, principal desenvolvedor-evangelista da AWS, durante o anúncio.

“Se os requisitos de dados mudarem, serão necessárias modificações caras e complicadas nas integrações. As empresas que não têm o luxo de recursos de engenharia podem ter que importar e exportar dados manualmente de aplicativos, o que consome tempo, gera risco de vazamento de dados e tem o potencial de introduzir erros humanos” finalizou Beeby.

Todo fluxo, que a empresa define como uma chamada para um aplicativo de origem para transferência de dados para um destino, custa US $ 0,001 por execução, porém, da maneira típica da AWS, também há custos associados ao processamento de dados (a partir de 0,02 por GB).

“Nossos clientes dizem que adoram ter a capacidade de armazenar, processar e analisar seus dados na AWS. Eles também usam uma variedade de aplicativos SaaS de terceiros e nos dizem que pode ser difícil gerenciar o fluxo de dados entre a AWS e esses aplicativos”, disse Kurt Kufeld, vice-presidente da AWS.

Portfólio ainda é limitado

O número de serviços aceitos permanece comparativamente baixo, com 14 fontes possíveis e quatro destinos —Amazon Redshift e S3, além do Salesforce e Snowflake —. Às vezes, dependendo da fonte selecionada, o único destino possível é o serviço de armazenamento S3 da Amazon.

Com o tempo, o número de integrações aumentará, mas, por enquanto, parece que ainda há muito mais trabalho a ser feito pela equipe do AppFlow para expandir a lista de serviços suportados.

A AWS há muito deixa esse mercado para os concorrentes, apesar de possuir ferramentas como o AWS Step Functions para criar fluxos de trabalho sem servidor nos serviços da AWS e EventBridge para aplicativos de conexões.

O EventBridge atualmente oferece suporte a uma variedade muito maior de fontes de terceiros, mas o foco é mais no desencadeamento de eventos na AWS do que na movimentação de dados entre aplicativos.

Leia também: Como os varejistas podem sobreviver à “Era Amazon”?

As informações são do Computer World