A Amazon.com.br anunciou os vencedores do 1º Prêmio de Empreendedorismo Brasileiro Amazon, que reconhece os destaques do ano entre vendedores parceiros. Centenas de pequenas e médias empresas competiram em oito categorias que foram avaliadas em critérios como crescimento de vendas e uso eficiente dos canais e serviços da Amazon, como o FBA – Logística da Amazon.
A marca de confecção e venda de bolsas Lenna’s foi a grande vencedora, levando três categorias: Destaque do Ano, Destaque do ano – Moda, e Vendedor Internacional.
A premiação tem por objetivo incentivar vendedores parceiros que proporcionam a melhor experiência de compra para os clientes, por adotarem os recursos que facilitam a gestão do dia a dia e que viabilizam o crescimento dos seus negócios, como os programas de logística e as ferramentas de ofertas e cupons.
Lista completa de vencedores por categoria
– Destaque do Ano – Geral: Lenna’s
– Empreendedora do Ano: Fit Store Moda Fitness
– Vendedor internacional: Lenna’s
Destaques do Ano
– Casa, cozinha e garagem: PingooCasa
– Consumíveis: Planeta do Bebê
– Eletrônicos: WB WebBookers
– Livros e mídias: Livraria Cristã Emmerick
– Moda: Lenna’s
Prêmios aos vencedores Amazon
Escolhidos por meio de votação pública, os vencedores receberão, cada um, créditos para utilizar em ferramentas de anúncios patrocinados por meio do Amazon Ads. O serviço de publicidade online da Amazon cederá o equivalente a:
– R$ 1.000 para as categorias Destaque do Ano, Empreendedora do Ano e Vendedor Internacional;
– e R$ 500 para as outras categorias.
Os vencedores nas categorias Destaque do Ano, Empreendedora do Ano e Vendedor Internacional também receberão, como parte do prêmio, gerenciamento de conta prestada por executivos da Amazon ao longo do ano de 2023. Neste caso, os especialistas irão orientá-los em seus negócios em relação ao uso das principais ferramentas de crescimento dentro da Amazon.com.br.
Sobre a cerimônia de premiação
A transmissão da cerimônia de premiação está disponível no canal do YouTube Amazon Seller University Brasil e na página oficial no Facebook. A cerimônia contou com a participação de executivas e executivos da Amazon.com.br e representantes de três importantes entidades de apoio ao empreendedorismo: Ivan Tonet, líder de iniciativas digitais do SEBRAE, Celia Kano, co-CEO da Rede Mulher Empreendedora, e Fernando Mansano, diretor da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Foram elegíveis ao Prêmio empresas com mais de 6 meses de registro na Amazon, com uma média de avaliações acima de 4 estrelas, volume superior a 50 vendas mensais e com até 100 funcionários, exceto na categoria “Vendas Internacionais” que não contou com restrição de número de funcionários.
Incentivos às Pequenas e Médias Empresas
A Amazon Brasil promove treinamentos a empreendedores para expandir os seus negócios de forma estruturada por meio de plataforma gratuita de ensino à distância. Desde 2020, mais de 130 mil empreendedores foram treinados em webinars em conjunto com o Sebrae, Rede Mulher Empreendedora (RME) e também em eventos como Amazon Conecta e da Universidade do Vendedor.
Além do auxílio para vendedores parceiros brasileiros expandirem os negócios para os Estados Unidos, o marketplace lançou em 2022 dois Programas de Aceleração dedicados a impulsionar pequenos negócios. O Decola Garota, realizado com a Rede Mulher Empreendedora (RME), e a Academia Amazon Sebrae, realizado com o Sebrae Nacional. Ambos os programas ajudam empreendedores a iniciar vendas online por meio de conteúdos e treinamentos gratuitos, como workshops e mentorias com especialistas.