Logo E-Commerce Brasil

Amazon abrirá supermercado sem caixas em 2017 nos EUA

A empresa americana anunciou nesta terça-feira (5) o lançamento de uma loja nos Estados Unidos, chamada Amazon Go, na qual não haverá caixas nem filas para efetuar o pagamento: será necessário apenas fazer login no aplicativo do supermercado, escanear os produtos antes de colocá-los no carrinho de compras e sair.

A loja e as prateleiras estão equipadas com uma tecnologia que mistura as ferramentas do e-commerce e inteligências que integram os dois momentos, online e offline, com aprendizados. Cada produto retirado da gôndola é automaticamente adicionado a uma lista, que pode ser vista no app. Se o consumidor devolver o item às prateleiras, ele sai da relação. Quando o cliente sair da loja, automaticamente a conta será cobrada no aplicativo.

Segundo vídeo divulgado pela Amazon (veja abaixo), há quatro a empresa se perguntou como criar uma experiência de compras sem filas ou caixas. “Poderíamos acabar com as fronteiras da visão do computador e do aprendizado da máquina para criar uma loja onde os clientes poderiam simplesmente levar o que quiserem e ir embora?”, questionou a empresa. “Nossa resposta para essas questões é o que chamamos de ‘Amazon Go and Just Walk Out Shopping’.”

 

Veja o vídeo lançado pela empresa:

O processo finaliza quando o cliente passa as catracas de novo para sair. Nesse momento, o próprio sistema finaliza a compra e cobra o valor no cartão de crédito.

A Amazon garantiu a presença de marcas conhecidas do público nesse espaço de testes, além de “produtos especiais que estamos ansiosos por lançar”, inclusive o Amazon Meal Kit, um pacote de ingredientes de fazer uma refeição para duas pessoas em 30 minutos.

A novidade, porém, ainda não está funcionando. Segundo a empresa, a loja, de cerca de 167 metros quadrados e que fica localizada na 7ª Avenida, só será aberta ao público no início de 2017. Se o experimento der certo, o mercado deve sofrer uma grande mudança nos próximos anos.