Logo E-Commerce Brasil

Amazon abre loja no Alibaba para vender produtos importados na China

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Para alcançar mais consumidores chinesas, a Amazon.com abriu uma loja de bens importados no site do Alibaba Group.

A nova loja será lançada no próximo mês no site Tmall.com, da Alibaba, e funcionará como um projeto piloto, anunciou a Amazon nesta sexta-feira, 6/3.

A Amazon já possui o seu próprio site de e-commerce naquele país, mas a sua participação no varejo online da China é de apenas 0,8%, segundo a consultoria Analysys International.

O Alibaba, por outro lado, controla três quartos do mercado por meio dos seus sites Tmall e Taobao Marketplace, e possui 265 milhões de usuários ativos.

O mercado chinês é bastante competitivo, e a Amazon não compete apenas com o Alibaba, mas também com outros provedores menores de e-commerce que costumam realizar promoções.

Para tentar se destacar, a Amazon vem focando em levar mais produtos importados para o país. Em agosto do ano passado, a empresa fechou um acordo para estabelecer “uma plataforma de e-commerce entre fronteiras” em uma zona de comércio livre em Xangai, que a Amazon afirma que levaria milhões de produtos para os consumidores chineses.

Ao entrar no site Tmall, do Alibaba, a Amazon diz que quer fornecer aos consumidores chineses um maior acesso a bens internacionais de alta qualidade.

A loja da Amazon no Tmall, que já está no ar, oferece uma variedade de produtos, incluindo vinho dos EUA, brinquedos da Lego e sapatos femininos. Cerca de um quarto das marcas oferecidas na página serão exclusivas da Amazon, e todos os produtos vendidos serão preparados e entregues pela divisão de negócios da empresa na China.

A própria China é conhecida por fabricar muitos dos produtos do mundo. Mas, cada vez mais, os consumidores estão receosos de comprar determinados produtos no país, por preocupações com segurança alimentar e qualidade dos bens.

O Alibaba deu as boas-vindas para a Amazon ao seu ecossistema. O site Tmall.com, da empresa, é dedicado a vender produtos de marcas famosos. A Apple e a Samsung, por exemplo, possuem lojas no site.

Fonte: IdgNow