Logo E-Commerce Brasil

AliExpress estreia frete único para vendedores brasileiros e eleva número de itens com frete grátis

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O AliExpress, app de varejo internacional do grupo Alibaba, estreou o serviço “Tarifa Simples Especial” no Brasil, que permite a todos os vendedores brasileiros saber, com antecedência, quais serão seus custos ao enviar um produto para compradores de diversas partes do país. A nova solução leva em conta apenas o peso e as dimensões do pacote para calcular o frete, que é sempre o mesmo, independentemente de seu destino.

Assim, ao anunciar um produto, o vendedor sabe antecipadamente que o custo do envio de seu item para, por exemplo, Fortaleza, no Nordeste, Goiânia, no centro do Brasil ou Uruguaiana, no extremo Sul, será sempre o mesmo. Isto permite aos vendedores planejar melhor seus gastos e, se desejarem, oferecer frete gratuito a seus consumidores.

De acordo com Yusuf Ibili, diretor de operações do AliExpress no Brasil, a “Tarifa Simples Especial” dará maior agilidade e competitividade aos vendedores que utilizam o marketplace. “Nós trabalhamos, ao longo dos últimos meses, em parceria com os vendedores brasileiros e, a partir de suas sugestões, criamos uma solução que simplifica o processo de vendas e lhes permite aumentar as ofertas de itens com frete gratuito, característica muito valorizada pelos consumidores”, diz Yusuf.

Inicialmente, não serão contemplados destinos na região Norte do Brasil, como Amazonas e Pará. Segundo Yusuf, no entanto, o AliExpress trabalha em novas soluções para assegurar aos consumidores desta região do Brasil igual acesso a itens isentos de frete.

De acordo com Rodrigo Rezende, diretor comercial do AliExpress no Brasil, a nova solução logística melhora não apenas os custos de envio, mas também o prazo necessário para entregas. “A Tarifa Simples Especial estreia ao mesmo tempo em que integramos as principais transportadoras comerciais ao nosso sistema logístico, o que reduz o prazo de entregas para até três dias no estado de São Paulo e até sete dias nas localidades mais distantes do país”, afirma Rezende.

Nesta etapa, apenas vendedores baseados na região metropolitana de São Paulo e alguns municípios do interior paulista podem se beneficiar da Tarifa Simples. Os sellers cadastrados no AliExpress podem checar todas as cidades inicialmente contempladas para participar do programa no site para sellers do AliExpress. 

Segundo a empresa, o número de localidades de onde o vendedor pode se beneficiar da nova solução será gradualmente ampliado para outras áreas do país e, para incentivar mais vendedores a testar a nova modalidade de tarifa, durante um período promocional, cada pacote poderá receber algum grau de subsídio, pago pelo AliExpress.

Em todas as vendas, é obrigatória a emissão de nota fiscal, que deve acompanhar o pedido até sua entrega, ao consumidor final.

Leia também: Tencent planeja vender fatia na Meituan por até US$ 24 bi, diz Reuters