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AliExpress usará 80 voos fretados e 9 centros de distribuição para o festival 11.11

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

O AliExpress, marketplace de varejo global do grupo Alibaba, introduziu soluções logísticas inovadoras para reduzir o tempo de entrega de encomendas internacionais durante o festival de ofertas de 11 de novembro, maior data do e-commerce mundial em valores transacionados. Em 2020, o festival movimentou US$ 74,1 bilhões.

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Os avanços, implementados pela Cainiao, empresa de logística do grupo Alibaba, incluem a modernização de armazéns de seleção na China; a criação de centros de triagem automatizados e a adoção de voos fretados semanais para diversos países; além de uma rede de auto coleta nos países destino — e, em alguns casos, a abertura de novos centros de distribuição fora da China. O esforço busca manter o ecossistema do AliExpress como o mais robusto entre os serviços de comércio eletrônico cross-border em todo o mundo.

As novas implementações aceleram significativamente o tempo necessário para separar e enviar compras feitas em lojas chinesas para clientes em todo o mundo. Mercados como o do Brasil, na América Latina, e europeus como Espanha e França, já elevaram, em 2020, sua demanda por compras no AliExpress em um patamar de três dígitos. Trata-se de uma taxa de crescimento que só pode ser atendida com investimentos massivos em tecnologia e inovação logística.

De acordo com Wang Mingqian, gerente-geral do AliExpress, as melhorias logísticas foram implementadas para atender a demanda excepcional do 11.11, mas serão mantidas após o festival. “Nossos clientes internacionais estão demandando um tempo eficiente de entrega. E, por meio do uso de novas tecnologias e parcerias estratégicas com empresas de logística, como a Cainiao, atingimos um patamar de eficiência incrível para mercados como o Brasil e a Europa”, afirma Mingqian.

Crescimento

Em 2020, o número de pacotes recebidos e entregues pelos parceiros logísticos do AliExpress aumentou 100%. Em resposta a essas crescentes demandas, por meio da parceria com a Cainiao, cinco armazéns de seleção e nove centros de triagem automatizados foram estabelecidos na China para que os vendedores pré-estocassem seus produtos à venda no AliExpress. Isso reduziu significativamente o tempo de expedição, juntamente com a implementação de 80 voos fretados por semana para todo o mundo.

Imagem de um gráfico

O AliExpress agora oferece 10 dias úteis de entrega para pedidos selecionados feitos na Espanha e na França e apenas 5 dias para compras de consumidores na Coreia do Sul. Para consumidores brasileiros, os pedidos feitos na plataforma AliExpress chegam no país em até 7 dias. Contando o prazo necessário para liberação na alfândega e logística doméstica, a entrega até a porta da casa do consumidor ocorre em até 15 dias nas principais regiões metropolitanas.

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Desde 2020, o AliExpress e a Cainiao mantêm centros de distribuição e armazéns no exterior para aumentar a capacidade e a eficiência das redes logísticas além das fronteiras. Essa tendência também será reforçada ao longo do próximo ano, com a atualização tecnológica dos armazéns fora da China.

Last mile

Para atender à “última milha”, uma rede de mais de 20 mil pontos de serviço de auto coleta foi lançada na Espanha, França, Polônia e Rússia. Ela combina lockers do AliExpress, alimentados e operados pela Cainiao, e pontos de coleta administrados por parceiros locais. Esses lockers oferecem uma experiência de compra fluida para os consumidores, que podem pegar livre e rapidamente seus pedidos do AliExpress — trata-se de uma solução prática que oferece mais flexibilidade e segurança. Os lockers ainda não estão disponíveis no mercado brasileiro.

Além das questões logísticas, o marketplace também irá alocar mais recursos para apoiar seu plano de negócios. Neste caso, o elemento chave será recrutar mais comerciantes locais para a plataforma, melhorar a rede de armazéns no exterior e armários de auto coleta para elevar a qualidade da experiência do cliente. O Brasil é o único país das Américas em que o AliExpress já opera com vendedores locais, permitindo que se cadastrem no marketplace e acessem milhões de usuários brasileiros que usam a plataforma para fazer compras.