Logo E-Commerce Brasil

Alibaba está tornando seu sistema em nuvem compatível com múltiplos tipos de chip

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A unidade de computação em nuvem da Alibaba está tornando seu sistema operacional Apsara compatível com processadores baseados em Arm, x86, RISC-V, entre outras arquiteturas, anunciou a empresa em uma conferência na sexta-feira (28).

O Alibaba Cloud é um dos negócios de crescimento mais rápido para o gigante do comércio eletrônico chinês e o quarto maior serviço de nuvem pública do mundo no segundo semestre de 2020, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado IDC.

O mercado global de chips tem sido dominado principalmente pelo x86 da Intel em computação pessoal e pelo Arm para dispositivos móveis. Mas o RISC-V, uma arquitetura de chip de código aberto que compete com as tecnologias da Arm, está ganhando popularidade em todo o mundo, especialmente entre os desenvolvedores chineses. Iniciado por acadêmicos da Universidade da Califórnia, Berkeley, o RISC-V está aberto a todos para uso sem licenciamento ou taxas de patente e geralmente não está sujeito aos controles de exportação da América.

Alibaba e as proibições dos EUA

As proibições do governo Trump à Huawei e sua rival ZTE por questões de segurança nacional romperam os laços entre os titãs das telecomunicações chinesas e as empresas americanas de tecnologia, incluindo os principais fornecedores de semicondutores.

A Arm foi forçada a decidir seu relacionamento com a Huawei e disse que poderia continuar a licenciar para a empresa chinesa por ser de origem britânica. Mas a Huawei ainda luta para encontrar fábricas que sejam capazes e tenham permissão para fabricar os chips projetados usando a arquitetura.

As sanções dos EUA levaram a uma explosão na atividade em torno do RISC-V na indústria de tecnologia da China, enquanto os desenvolvedores se preparavam para futuras restrições de tecnologia dos EUA, com o Alibaba na vanguarda do movimento. Alibaba Cloud, Huawei e ZTE estão entre os 13 principais membros da RISC-V International, o que significa que eles têm um assento em seu Conselho de Diretores e Comunidade de Direção Técnica.

Leia também: AliExpress mira live commerce e produtos financeiros no Brasil

Fonte: TechCrunch