Logo E-Commerce Brasil

Alibaba testa robôs autônomos para entregas na China

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Alibaba vai começar a usar 1.000 robôs de entrega em toda a China. Os robôs pegam os pacotes em um ponto de entrega local e, em seguida, usam trilhas e ciclovias para chegar a seus destinos.

A empresa quer usar 1.000 robôs para entregas na China. Imagem: Reprodução

A empresa diz que seus robôs podem prever os próximos cinco a dez segundos de movimento de pessoas e de veículos próximos, além de usar essa análise para evitar colisões em 99,99% das vezes.

O Alibaba, no entanto, escolheu campi universitários e conjuntos habitacionais como seus testes, porque eles têm menos tráfego — e veículos mais lentos — do que outros locais.

m.br/wp-content/uploads/2021/08/alibaba-robos-1.jpg 992w, https://admin.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/08/alibaba-robos-1-768x384.jpg 768w, https://admin.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/08/alibaba-robos-1-100x50.jpg 100w, https://admin.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/08/alibaba-robos-1-200x100.jpg 200w" sizes="(max-width: 992px) 100vw, 992px" />

O Alibaba está testando o uso de robôs em campus universitários. Imagem: Reprodução

A empresa afirma que seu interesse em entregadores de robôs não é apenas um fetiche tecnológico. Com o envelhecimento da população chinesa, a empresa teme que será mais difícil contratar motoristas de entregas.

Os testes de campus se destinam, portanto, a aprimorar algoritmos para uma implantação mais ampla.

Leia também: Turismo e de Esportes impulsionam e-commerce brasileiro, que registra 1,73 bilhão de acessos em julho

Fonte: The Registrer