Logo E-Commerce Brasil

Alibaba oferece empréstimos a empresas atingidas por surto de coronavírus

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Alibaba Group Holdings anunciou nesta segunda-feira (10) que a unidade MYBank da sua afiliada Ant Financial oferecerá 20 bilhões de iuanes (US$ 2,86 bilhões) em empréstimos a empresas na China em razão do surto de coronavírus, com termos preferenciais para empresas de Hubei.

O Alibaba fez o anúncio em um comunicado publicado em sua conta oficial do Weibo.

O grupo disse que 10 bilhões de iuanes serão disponibilizados para empresas em Hubei, província central da China que é o epicentro do surto. Serão oferecidos empréstimos de um ano com taxa de juros zero nos três primeiros meses e um desconto de 20% nas taxas nos nove meses restantes.

Empresas de toda a China também podem ter acesso a outros 10 bilhões de iuanes de empréstimos de um ano, nos quais as taxas de juros serão reduzidas em 20%, acrescentou.

Outras medidas

Outras medidas anunciadas incluem isenção de taxas de plataforma para comerciantes em seu marketplace Tmall no primeiro semestre de 2020 e a criação de dois fundos de 1 bilhão de iuanes para apoiar restaurantes, empresas de logística e cadeia de suprimentos.

Os trabalhadores estavam retornando a escritórios e fábricas na China nesta segunda-feira, quando o governo diminuiu algumas restrições ao trabalho durante uma epidemia de coronavírus que matou mais de 900 pessoas, a maioria delas no continente.

Os órgãos reguladores chineses instaram os bancos a baixar as taxas de juros e conceder empréstimos a empresas-alvo afetadas pelo surto.

(1 dólar = 6,9809 iuanes)

Leia também: Alibaba lança plataforma para envio de suprimentos a áreas afetadas pelo Coronavírus

As informações são da Reuters