Logo E-Commerce Brasil

Na China, Alibaba é alvo de investigação por roubo de banco de dados policial

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Executivos da divisão de nuvem do gigante varejista online chinês Alibaba foram convocados por autoridades em Xangai como parte de uma investigação sobre o roubo de um amplo banco de dados policial, segundo fontes com conhecimento do assunto.

A investigação gira em torno de dados confidenciais da polícia de Xangai sobre quase um bilhão de cidadãos chineses, que foram colocados à venda online pelo equivalente a cerca de US$ 200.000 no fim de junho. Pesquisadores de segurança cibernética alegam que um painel de gerenciamento do banco de dados ficou aberto na internet pública sem senha por mais de um ano, facilitando o roubo e eliminação de seu conteúdo.

Com base em varreduras do banco de dados, pesquisadores concluíram que ele estava hospedado na plataforma de nuvem do Alibaba. Funcionários da empresa confirmaram a suspeita.

Leia também: EUA: vendas online chegam US$ 12 bilhões durante Prime Day

Fonte: Dow Jones Newswires, via Broadcast Estadão