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Alibaba divulga recursos interativos de compras em 3D para festival na China

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba informou na sexta-feira (29) que utilizará a tecnologia de realidade virtual para criar uma experiência de compra online tridimensional, imersiva e interativa para o próximo 618, um dos principais festivais de compras da China.

Segundo o Alibaba, os recursos de compras em 3D replicarão elementos de compras na loja. Com apenas smartphones, os consumidores podem navegar pelos itens nos showrooms em 3D de mais de 100 marcas.

Marcas bem conhecidas, como a gigante sueca de móveis IKEA, participarão do projeto e alavancarão a tecnologia de realidade virtual do festival. A Ikea terá uma loja de 3.000 metros quadrados em Xangai replicada digitalmente na plataforma Tmall da Alibaba.

As lojas da IKEA permitem que os compradores testem virtualmente diferentes combinações de produtos, permitindo visualizar como as peças podem parecer em suas próprias casas usando apenas seus telefones celulares.

A equipe do Tmall iHome, responsável pelo projeto, disse que acelerou o desenvolvimento da nova tecnologia desde o surto de Covid-19 e concluirá sua aplicação em junho. Lojas e supermercados de tijolo e argamassa se envolveram amplamente durante o período de teste, com as 100 marcas já acessando os recursos de compras em 3D.

Impulso na pandemia

O surto de Covid-19 forçou um número crescente de lojas físicas na China a tentar fazer negócios online através de transmissões ao vivo e compras em 3D, impulsionando o desenvolvimento de cadeias industriais relacionadas.

O mercado de realidade aumentada/realidade virtual do país cresceu mais de 40% em relação ao ano anterior esperado em 2020, de acordo com dados divulgados pelo Qianzhan Industry Research Institute.

As plataformas de comércio eletrônico chinesas, incluindo a Tmall da Alibaba e a JD.com, previram uma tendência crescente de consumo de vingança para o próximo festival de compras 618, já que o consumidor chinês passará por uma onda de gastos para compensar o tempo perdido no confinamento.

Para capturar oportunidades de negócios, varejistas e comerciantes na China expandiram suas ofertas e serviços de produtos para atender à crescente necessidade dos consumidores online. Segundo a Tmall, mais de 100 mil marcas se inscreveram no Tmall 618 deste ano, mais do que o dobro do ano passado.

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As informações são do Pingwest