Logo E-Commerce Brasil

Alibaba alia tecnologia e capilaridade para expandir em logística

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Qual a tecnologia por trás da logística do Grupo Alibaba? Com um alcance grande por meio de seu principal canal de e-commerce, o AliExpress, a companhia desmistifica o desempenho das entregas na China e mundo, realizadas pela Cainiao Network.

Em apresentação durante o primeiro dia do Fórum E-Commerce Brasil 2022, William Tang, diretor de Operações do Grupo Alibaba (Cainiao Alibaba) no Brasil, reforçou que o pensamento, principalmente em logística, deve se voltar à experiência do cliente. À equação, portanto, soma-se o uso amplo da tecnologia.

“Nosso principal objetivo é atender consumidores e lojistas com o mesmo nível de satisfação e entrega. A logística, seja a tradicional ou last mile, deve focar em experiência e compreender a malha à disposição. tecnologia, neste caso, ajuda em processos corriqueiros como a pesagem ou distribuição do que será despachado e quando isso acontecerá. Com este auxílio, o ponto é que isso fique cada vez mais rápido”, explicou Tang.

De acordo com o executivo, o panorama de entregas da Alibaba dentro da China é de até 24 horas. Fora do país, a empresa tenta atender entregar em, no máximo, 72 horas.

“Nossa operação cross border está em expansão constante e auxilia na implementação da malha do Grupo Alibaba fora do território chinês. A cobertura last mile (última milha) recebe ajuda, por exemplo, dos armários inteligentes, ou smart lockers, deixando o custo da entrega 100% voltado à primeira — e única — tentativa. Isso é um exemplo do uso da tecnologia a favor das atividades logísticas”, complementou.

Rede da Alibaba com a Cainiao Network

A estrutura para a logística da Alibaba Group por meio da Cainiao conta com uma série de pontos estratégicos. A companhia conta com hubs, armazéns, linhas aéreas e oceânicas, bloqueios aéreos e armários inteligentes.

Veja o portfólio completo em cada segmento relacionado à logística da entrega dos produtos:

Cobertura

  • 6 hubs de comércio eletrônico;
  • Capacidade de 2 milhões de m² em armazém;
  • Presença em 224 países e regiões

Capacidade

  • Mais de 1,8 mil linhas aéreas e oceânicas;
  • Bloqueio de mais de 300 voos por mês;
  • Uso de ligação ferroviária entre China e Europa

Rede de armários inteligentes (smart lockers)

  • Rússia (5 mil)
  • 1,2 mil (Polônia)

Para o Brasil em específico, o objetivo do Grupo Alibaba é ampliar a oferta de smart lockers para 1,5 mil em São Paulo já no ínicio de agosto. No país como um todo, a ideia, segundo Tang, é chegar a cinco mil armários do gênero.

O Fórum E-Commerce Brasil 2022 acontece entre 26 e 27 de julho, no Transamérica Expo, em São Paulo.

Por Lucas Kina, da redação do E-Commerce Brasil

Leia também: Alibaba ultrapassou 1 bilhão de consumidores ativos anuais na China