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Agricultores chineses recorrem em massa ao comércio eletrônico

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

As vendas de produtos agrícolas pelo Alibaba chegaram a 69,6 bilhões de yuans (US$ 10,7 bilhões) em 2015, um crescimento anual de 44%, de acordo com um relatório divulgado na quarta-feira, 13, pela AliResearch, sucursal de pesquisa do Grupo Alibaba.

O relatório, emitido na primeira Cúpula de E-commerce dos Produtos Agrícolas da China, em Mile, na Província de Yunnan, disse que as plataformas de comércio eletrônico do Alibaba registraram mais de 900 mil vendedores de produtos agrícolas. Mais de 100 mil deles são da Província de Guangdong, seguida pelas províncias de Zhejiang e Jiangsu.

Zhang Ruidong, da AliResearch, disse que Guangdong teve 8 bilhões de yuans em consumo baseado no e-commerce no ano passado, e os das províncias de Gansu e Hebei (norte) e Anhui (leste) cresceu rapidamente.

Varejistas online chineses, principalmente o Alibaba e o JD.com, tentam fazer aflorar o potencial comercial das áreas rurais do país. As duas plataformas estabeleceram infraestrutura nessas áreas e exibições de computadores para demonstrar aos residentes locais como usar o comércio eletrônico.

O Alibaba disse que construiu mais de 8 mil estações onde os agricultores podem fazer compras no mercado online do grupo e levar seus próprios produtos e especialidades locais para vender online.

De acordo com a AliResearch, além de vender os produtos agrícolas, os agricultores também compraram 5 bilhões de yuans em material de cultivo através das plataformas do Alibaba em 2015, um salto anual de 83,2%.

Durante um mês de promoção de material de cultivo que o Alibaba fez até 22 de março, agricultores de 14 mil vilas em 27 províncias e regiões compraram mais de 10 milhões de itens, economizando cerca de 100 milhões de yuans em custo de produção.