Logo E-Commerce Brasil

Agência de performance x CRO: você sabe a diferença?

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

8Aliás, será que essas estratégias se complementam em alguma parte? Direto ao ponto, vamos responder essas perguntas a seguir.

O que faz uma agência de performance?

Pensando de um jeito simples, o trabalho de agências de performance têm como foco as ações “da porta para fora” do seu e-commerce. É o empenho em marketing a partir de metas e objetivos bem definidos quanto à aquisição de tráfego qualificado. Ou seja, o papel das agências de performance é conquistar o público certo, de acordo com o perfil definido para o seu negócio.

É claro que as atividades de uma agência de performance vão além disso. Com equipes dedicadas ao engajamento com o cliente, faz parte da rotina de performance monitorar constantemente as métricas relacionadas ao desempenho.

Aliás, vale destacar aqui um grande diferencial desse modelo de negócio em relação às agências mais tradicionais: enquanto agências mais tradicionais estão voltadas ao trabalho de fortalecimento da sua marca, com ações que reforcem o posicionamento e identidade; as agências de performance partem do pressuposto que a sua marca já tem uma imagem muito bem definida e estabelecida, por isso a preocupação principal está nos resultados: na aquisição de público predisposto à conversão.

Faz parte da atuação de uma agência de performance:

  • Suas campanhas de e-mail marketing;
  • Gestão das suas mídias sociais e links patrocinados;
  • Mensuração das campanhas em andamento e planejamento das próximas.

Mais tráfego e, é claro, qualificação dos leads obtidos. É por isso que agências de performance tendem a relacionar-se com a aquisição de resultados rápidos. O segredo do alto desempenho está na constante manutenção desse trabalho, já que as estratégias de cada campanha precisam ser revistas e adequadas às demandas mais atuais do mercado. Mas isso é tudo que você precisa? E o trabalho “da porta para dentro” do seu e-commerce? Vamos lá, até porque essa divisão não é tão simples quanto aparenta.

O que faz uma agência de CRO?

Se as agências de performance cuidam das ações “da porta para fora do seu e-commerce”, seria simples pensar que agências de CRO cuidam do que acontece “da porta para dentro”. Afirmar isso não é errado, mas as estratégias visando à otimização de conversão podem afetar também o que acontece fora do seu e-commerce.

CRO Nerau

Primeiramente, é importante compreender que agências de CRO fazem um trabalho que deve ser cíclico. Várias equipes de departamentos diferentes participam da rotina de medir, analisar, otimizar e testar. Em resumo, os passos para a otimização da sua taxa de conversão seriam:

  • Pesquisa:

Nessa etapa, análises são feitas para descobrir quais fases do seu funil de vendas precisam de otimização.

  • Hipótese:

Nessa etapa, são elaboradas estratégias para resolver os problemas que estão afetando diretamente a sua taxa de conversão.

  • Priorização:

Nessa etapa, são definidas quais as otimizações mais importantes para o seu negócio e o quanto cada uma delas pode impactar positivamente a conversão.

  • Experimentação:

Nessa etapa, depois de definidas as prioridades e o plano de ações a serem tomadas, é hora de experimentar, de testar para ver o que realmente funciona.

  • Implementação:

Nessa etapa, além de coletar dados para otimizações futuras, os resultados obtidos indicam o que deve ser mantido e implementado dos testes realizados.

Das equipes envolvidas em cada passo, é possível destacar os departamentos de Atendimento; Estratégia/Planejamento; Web Analytics; UX/UI; Desenvolvimento; Redação; SEO. Aliás, é justamente o time focado em SEO – Search Engine Optimization – que acaba se envolvendo em ações que podem afetar o que acontece “da porta para fora” do seu e-commerce.

Performance e CRO se complementam?

Sim. Não apenas se complementam como jamais se anulam. Ou seja, de nada adianta investir pesado em performance – e fazer de tudo para trazer tráfego qualificado ao seu e-commerce – se a experiência de quem chega à sua loja é péssima. Se existem empecilhos até a conversão, você está gastando dinheiro para entregar ao seu público uma experiência ruim. Em outras palavras, você está jogando dinheiro fora.

O mesmo vale para quem fecha os olhos para o que há além do próprio e-commerce. De nada adianta uma experiência excelente se o público que chega à sua loja é completamente desqualificado. Nesse caso, não há milagre que o CRO possa fazer para otimizar sua conversão. Aliás, por mais que haja conversões, sua taxa poderia ser muito melhor.

É preciso considerar os bônus dos dois lados. Na verdade, são frentes diferentes de trabalho que, por fim, afetam diretamente a sua lucratividade. Atentar-se à qualificação do tráfego – por meio da performance – e à rotina de testes e hipóteses – por meio das estratégias de CRO – é fundamental para conquistar resultados cada vez melhores.

É bem provável que você já dedique esforços para o tráfego. Mas e a sua conversão? Você dá a devida atenção à taxa que mais importa para o seu negócio? Se precisar de ajuda, converse com o time da Nerau CX agora mesmo e descubra o que é possível fazer para que o seu e-commerce tenha mais lucratividade com o tráfego que você já tem.