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Agência M3 lança o e-book “O momento certo para a migração de plataforma”

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

A migração de plataforma é, inquestionavelmente, um processo bastante complexo, que exige cautela, capacitação e especialização adequada. Muitas vezes, o lojista não está satisfeito com o desempenho da sua plataforma, mas tem receio de passar por uma migração ou não sabe a hora apropriada para isso. Por esta razão, a Agência M3 desenvolveu o e-book “O momento certo para a migração de plataforma”, um material com linguagem simples, fluida e prática para que você, lojista, entenda as etapas do processo e os fatores que merecem grande atenção.

Quando se escuta a palavra migração, automaticamente, surge à mente um outro termo: mudança. E é exatamente isso que o processo de migração de plataforma é! Mas, como toda mudança, é imprescindível sair do antigo e do conhecido para algo novo, que ainda não foi explorado. Então, medos e dúvidas surgem, o que é natural. Por isso, é necessário entender o que o espera e o que é necessário para que a migração traga bons frutos ao seu negócio, afinal, este é o objetivo.

Como saber qual é a hora certa?

Existem inúmeros motivos que provocam uma migração de plataforma. Muitas vezes, a plataforma que atendia, relativamente bem, no início da loja, começa a não responder às novas demandas, a ponto do resultado do e-commerce ser prejudicado e dele não poder crescer ainda mais. Então, o processo de migração não só surge como uma oportunidade, mas como uma real necessidade para a obtenção de resultados melhores.

Dentre os principais fatores que motivam a migração, destacam-se: limitação da plataforma utilizada para a realização de otimizações, impossibilidade de desenvolver layout responsivo para se adequar às telas dos dispositivos móveis, lentidão no carregamento, queda durante picos de acesso etc. Estes pontos interferem diretamente na Experiência do Usuário e, consequentemente, no aumento das taxas de desistência e abandono do carrinho. Tudo o que você não quer que aconteça.

A escolha da nova plataforma

Se o grande problema em questão é a plataforma que vem sendo utilizada, saber como escolher a ideal para executar a migração é crucial. Caso contrário, os obstáculos e transtornos continuarão existindo e todo o investimento irá por água abaixo. Portanto, escolha uma plataforma que, de fato, te atenda satisfatoriamente, que se atualize constantemente de acordo com as novas demandas do mercado e que te possibilite crescer ainda mais.

Hoje, existem 4 tipos de plataforma: Open Source, Proprietária, Própria e SaaS (Software as a Service). E em cada uma delas, há inúmeras opções. Logo, é necessário avaliar os custos que cada uma pode gerar, as funcionalidades disponíveis, capacidade do servidor, sua escalabilidade, segurança etc. Esta é a hora de pensar no que a sua plataforma não possui e que está interferindo no seu negócio, e naquilo que não deve faltar na nova plataforma.

A Experiência do Usuário e a nova plataforma

Não existe e-commerce sem consumidores, eles são o centro da cadeia do varejo. Portanto, é essencial que a sua loja proporcione uma boa experiência. Esta é uma das maneiras de se destacar em meio aos inúmeros concorrentes que existem. A migração de plataforma é o momento apropriado para que você busque oferecer mais usabilidade e navegabilidade aos consumidores. A Experiência do Usuário (UX) é importante tanto para tornar a jornada de compra mais breve e simples gerando, assim, aumento na taxa de conversão, quanto para o ranqueamento nos motores de busca.

SEO e a sua importância para a migração de plataforma

Um dos pontos mais delicados do processo de migração de plataforma são as ações de SEO – Search Engine Optimization ou, simplesmente, Otimização para Motores de Busca. Elas são necessárias para garantir que a loja virtual não perca autoridade e indexação nos mecanismos de busca – sobretudo no Google – após a migração. Por isso, é fundamental que você tenha ao seu lado profissionais devidamente especializados em performance digital e migração de plataforma.

Dentre as principais otimizações de SEO que devem ser realizadas antes e após o processo de migração, pode-se evidenciar: estruturação de novas URLs, redirecionamento 301 para apontar ao navegador a mudança permanente do endereço do site, validação dos redirecionamentos, monitoramento da indexação da loja nos motores de busca, as páginas de erro 404 e os canais de tráfego etc.

Acompanhamento pós-migração

Após a migração, é essencial acompanhar o comportamento do Google, devido às modificações que são executadas durante o processo, e realizar as melhorias fundamentais. O principal objetivo deste monitoramento é possibilitar que o e-commerce tenha menos impacto possível, pois mesmo executando as otimizações de SEO é natural que haja uma alteração em relação aos acessos nos meses iniciais de pós-migração. Neste ponto, também é relevante evidenciar a importância de ter profissionais com a expertise necessária e garantir um bom resultado na migração.

Anda insatisfeito com a performance da sua plataforma, mas ainda tem algumas dúvidas e receios sobre o processo de migração? Então, não perca tempo! Baixe gratuitamente o e-book “O momento certo para a migração de plataforma” e entenda se já está na hora do seu e-commerce migrar.