Logo E-Commerce Brasil

Agência M3 realiza a migração da Crocs™, Columbia e Drastosa com o fim da Rakuten Brasil

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Devido ao fim da Rakuten Brasil, no início deste ano, as lojas virtuais das marcas Crocs™, Columbia e Drastosa, pertencentes ao Grupo Drastosa, se viram num cenário completamente caótico. Os seus e-commerces ficaram inoperáveis e nenhuma venda nova estava podendo ser realizada.

Numa corrida contra o tempo para que as lojas voltassem a operar normalmente, a Agência M3 foi a responsável por fazer a migração de plataforma num curto espaço de tempo. A seguir, você poderá conferir todos os detalhes deste processo de migração.

Sobre as marcas

A Crocs™ foi fundada em 2002, no Colorado (EUA), e se tornou líder mundial em calçados casuais inovadores para homens, mulheres e crianças. A marca está presente no Brasil desde 2007 e, hoje, conta com mais de 90 lojas físicas além do e-commerce.

Já a Columbia, surgiu em Portland (EUA) e está há mais de 70 anos no mercado como uma marca global de sportswear, que produz roupas e calçados de qualidade para manter as pessoas aquecidas, secas, refrescadas e protegidas, não importando a atividade que será realizada. O objetivo da marca é possibilitar que as pessoas aproveitem mais a vida ao ar livre, por isso, desenvolvem vestimentas adequadas a esta finalidade.

E a Drastosa apresenta mais de 40 anos de experiência na distribuição, licenciamento e fabricação de produtos de marcas esportivas internacionais, no Brasil, como Adidas, Nike, Puma e as próprias Crocs™ e Columbia.

A migração

A migração é, indiscutivelmente, um processo extremamente delicado. Nos casos específicos das lojas da Crocs™, Columbia e Drastosa, os cuidados eram ainda maiores, afinal elas já apresentavam estabilidade na internet e possuíam boa indexação no Google. A agência precisava se assegurar de que as lojas não perdessem relevância no processo de busca, além de minimizar todos os impactos gerados pela migração.

Como de praxe, antes da migração propriamente dita, foi necessária a escolha de uma nova plataforma. Como as marcas se tratavam de três lojas de grande porte, a melhor opção foi a Plataforma VTEX.

Ela conseguiria atender às demandas dos e-commerces com eficiência e suas operações não seriam lesadas. A plataforma disponibiliza diversas funcionalidades, como layout responsivo para mobile, Smartcheckout, One Click Buy, Compre Junto e entre outras, permitindo excelente usabilidade e navegabilidade e, consequentemente, contribuindo para uma boa experiência ao usuário (UX).

Dentro do processo, outras etapas bastante consideráveis precisaram receber grande atenção, como a arquitetura do site, a fim de estruturar novas URLs para as páginas internas, mapear os links internos e externos e identificar uma maneira de preservar as palavras-chave e os padrões de conteúdo para que as lojas continuassem apresentando bom posicionamento nos motores de busca.

A agência também precisava conferir rapidez ao novo site, fazer a inclusão correta das formas de pagamento, garantir a integração das novas lojas com os correios e a transportadora etc.

Num trabalho em conjunto com a VTEX, a M3 realizou a migração das lojas Crocs™, Columbia e Drastosa com a brevidade e a excelência necessárias. Desta forma, as lojas puderam voltar a comercializar os seu produtos normalmente com todo o suporte da agência e da VTEX.

O que isso representa para a Agência M3?

Para a M3, realizar a migração de lojas tão relevantes como a Crocs™, Columbia e Drastosa, além de ser muito significativo para o portfólio da agência no âmbito de clientes Enterprise, também é o reflexo da expertise de toda a equipe, sua busca constante por aprimoramentos e a sua frequente atualização em relação às novas soluções e tendências do mercado.

Pablo Ribeiro, Diretor Geral da M3, contou um pouco sobre a representatividade dos projetos. Segundo ele: “A migração das lojas Crocs™, Columbia e Drastosa foi uma grande oportunidade e privilégio para a agência. Ficamos bastante satisfeitos com os projetos, resultado de uma super dedicação do time M3, formado por profissionais ímpares. Sem dúvidas, o que contribuiu muito para que obtivéssemos excelentes resultados, num breve período, foi o engajamento de todos e a grande familiarização da equipe na Plataforma VTEX. Cada novo desafio que chega à agência, nos motiva a procurarmos fazer sempre melhor, sendo um dos nossos grandes motores na busca por evoluirmos progressivamente.”.

A Agência M3 assume um compromisso com os clientes, entregando-lhes soluções inovadoras, eficientes e totalmente alinhadas ao perfil e à necessidade de cada e-commerce. Fatores que contribuem diretamente para a viabilização de grandes projetos como a migração das lojas do Grupo Drastosa, possibilitando que os seus e-commerce se conduzam a um próximo nível.