Entre 30 de julho e 1° de agosto, a Adyen, líder global em tecnologia de pagamentos para grandes empresas, apresentará no Fórum E-Commerce Brasil 2024, maior evento da América Latina sobre varejo e comércio online, as novidades de sua plataforma unificada de pagamentos, que impulsiona negócios de marcas como iFood, Uber, Spotify, Ingresse, C&A e Grupo Globo.
Principal adquirente focada no segmento de grandes empresas no Brasil, a Adyen recebeu, recentemente, reconhecimentos globais pela alta performance de sua tecnologia. A empresa teve a maior pontuação geral no The Forrester Wave™ Merchant Payment Providers 2024, que enfatiza que “o ponto forte da Adyen é sua abordagem de plataforma e API única capaz de realizar todas as múltiplas atividades de pagamentos” e destaca a “performance de pagamentos e no omnichannel”. O relatório ainda evidencia o fato da empresa “frequentemente ser a primeira a lançar novos recursos no mercado”.
Já o IDC MarketScape “Fornecedores de Software de Plataforma de Pagamento Omnicanal no Varejo Global 2024” posiciona a Adyen como líder e aponta que a tecnologia da empresa promove “a simplificação da complexidade de pagamento, a redução da latência, fácil escalabilidade e melhoria das experiências de pagamento com acesso a dados integrados do cliente”.
A Adyen disponibiliza dados organizados e acionáveis dos clientes devido à sua plataforma única para pagamentos online e em loja, no modelo de comércio unificado. De acordo com o Relatório Varejo 2024, o comércio unificado é adotado por 30% dos varejistas no Brasil. Dentre as principais vantagens observadas pelas empresas que adotaram o modelo estão o aumento da fidelidade do cliente (48%) e da eficiência no atendimento (38%), a maior taxa de conversão de vendas (32%) e o maior ticket médio das vendas (18%). Além isso, em 2023, esse grupo de empresas registrou receita 8% maior em relação àquelas que ainda não adotaram a integração de canais.
“A integração de tecnologia de pagamentos por meio de um modelo de comércio unificado é uma tendência de mercado que gera ganhos expressivos de eficiência operacional e aumento de receita, além de ser condição preponderante para que se adote a maioria das inovações do varejo, como hiperpersonalização, lojas inteligentes, pagamentos invisíveis e IA”, explica Renato Migliacci, VP de Vendas da Adyen.
Com uma plataforma de tecnologia única criada para ajudar as empresas a alcançar suas ambições mais rapidamente, a Adyen usa tecnologia inovadora, incluindo aprendizado de máquina e dados, para aumentar as taxas de aprovação de pagamentos, mantendo o risco sob controle.
A tecnologia da Adyen está por trás do sucesso de grandes marcas, como:
Vivara
A Vivara procurou a Adyen para oferecer Pix no seu e-commerce e para implementar o comércio unificado em todas as suas lojas, com integração de estoques, por meio de prateleira infinita, e tecnologia de compra assistida, que permite o acompanhamento e a orientação de uma vendedora nas compras feitas no e-commerce. Como resultado, as operações digitais da Vivara ficaram 140% mais rápidas, e o serviço de compra assistida passou a corresponder de 0.5% para 40% da receita digital da marca.
Estapar
A Estapar adotou a tecnologia de pagamentos da Adyen em 5 mil terminais nos quase 700 estacionamentos da empresa espalhados pelo Brasil. A parceria permitiu a unificação do fluxo de informações dos usuários, o que gerou maior eficiência operacional, com a adoção de único provedor, e informações organizadas para tomada de decisão de negócios, além da melhoria da experiência do usuário. Desde que começou a trabalhar com a Adyen, através do aplicativo ZUL+, taxa de autorização da Estapar aumentou em 2,3%, com mais de 37 mil transações recuperadas em um único mês.
Grand Cru
Ao buscar um sistema de pagamento sem fricção e a unificação efetiva dos canais de compra, a holding Víssimo Group, maior grupo de varejo de vinhos importados do país, (Grand Cru e Evino), passou a utilizar o serviço de Revenue Accelerate da Adyen, que usa aprendizado de máquina para aumentar a autenticação dos pagamentos, e o comércio unificado, que proporciona fluidez da integração dos canais, inovação na jornada de compra, além de visibilidade e transparência de dados. As ferramentas contribuíram para um aumento de 4% nas taxas de aprovação de pagamentos do grupo, em apenas um ano.