A aplicação de inteligência artificial (IA) no dia-a-dia promete otimização de processos e, no varejo, este efeito não é diferente. Com o modelo tecnológico se desenvolvendo em larga escala, as funções de vendas estão mudando e, de repente, não é mais dispensável para o dia-a-dia. Com mais eficiência, a competitividade também aumenta. A afirmação é do relatório The Developing Role of AI in Sales Workload Management da Pipedrive.

De acordo com a pesquisa, 80% dos profissionais de vendas estão usando IA ou planejam adotá-la em breve – um salto significativo em relação ao início de 2024, quando 35% adotaram ferramentas baseadas em IA. A mudança ressalta o crescente reconhecimento de que a IA é essencial para permanecer competitivo em um setor cada vez mais orientado por dados.
Outra conclusão do relatório é que os usuários de IA gastam mais tempo em atividades estratégicas em comparação com os não usuários. Na prática, a adoção desta tecnologia está mudando o foco para eficiência.
De forma geral, os profissionais de vendas estão aproveitando a IA para otimizar planejamento e tomadas de decisões. Os gerentes de vendas, em particular, estão liderando o caminho na adoção de IA, usando-a para analisar o desempenho da equipe, prever vendas e agilizar tarefas administrativas.
Desafios
Apesar de sua crescente adoção, o uso de IA ainda é maior entre gerentes de vendas (41%) do que entre vendedores (31%). Na análise da Pipedrive, isso reforça a necessidade de ferramentas de IA mais acessíveis e programas de treinamento personalizados.
O relatório conclui, por fim, que 60% dos profissionais de vendas preferem delegar a entrada de dados e o trabalho administrativo à IA. Isso faz com que tenham mais tempo para engajamento com cliente e atividades que geram receita.