Logo E-Commerce Brasil

O que é Adobe: conheça mais sobre a marca

Tão popular no mundo digital, muitas pessoas podem ter ouvido falar, mas não saibam, de fato, o que é Adobe. A Adobe possui inúmeros produtos e formas de utilização, que vão além da ferramenta para PDF e o programa Photoshop. E para desfrutar dos serviços oferecidos e entender um pouco mais sobre a ascensão da marca ao longo do tempo, confira o post completo com tudo o que você precisa saber sobre a Adobe. 

História da Adobe 

A Adobe Systems Incorporated, conhecida apenas como Adobe, nada mais é do que uma empresa responsável por desenvolver softwares. Criada em 1982, na Califórnia, Estados Unidos, e fundada por Charles Geschke e John Warnock, a Adobe surgiu com o propósito de fazer cópias físicas de textos e imagens de computador. E é claro que isso ocasionou uma revolução na editoração eletrônica. 

O primeiro produto foi criado no mesmo ano da fundação da empresa: PostScript, uma linguagem de programação, que disponibilizava informações visuais para um aparelho. Vale lembrar que nessa época havia as impressoras matriciais (mais utilizadas, que desenhavam com pontos); e as plotters (para resultados gráficos, de alta resolução). Em dois anos, a receita já era de mais de 2 milhões de dólares. 

Em 1987, surgiu o primeiro programa: o Illustrator, e de lá para cá a empresa só cresceu. Photoshop, Premiere, Adobe Acrobat e Reader, PageMaker etc são só alguns dos programas de sucesso criados pela empresa. 

Em 2003, foi criado o Pacote Adobe, que reunia os principais programas de edição de imagens, vídeos, diagramação, com o objetivo de facilitar a vida do profissional que lida com esses serviços. 

A partir de 2008, a Adobe resolveu expandir seu nicho. De desenvolvedora de softwares, ela apostou em dados, análise de informações em tempo real, e com isso, em 2020, obteve um faturamento de US$ 3,4 bilhões, segundo a Forbes. A empresa conta com mais de 17 mil funcionários, atuando ao redor do mundo, e no Brasil, a sua sede fica em São Paulo.  

Atualmente, a empresa possui 3 principais pilares de tecnologia: 

  1. Document Cloud 
  2. Creative Cloud 
  3. Experience Cloud 

 O que é o pacote Adobe? 

O pacote Adobe foi criado em 2003, e pode ser definido como um conjunto de softwares desenvolvidos pela empresa, indo de uma ponta a outra, desde a criação, edição e pós-produção de vídeos e imagens. E o mais interessante de tudo é que este pacote possibilita a migração, ou seja, transferir imagens, vídeos ou qualquer outro tipo de documento de uma plataforma para outra. 

Atualmente, o pacote é chamado de Creative Cloud e é composto por mais de 20 aplicativos, tanto para fotografia, vídeo, design, Web, experiência do usuário e redes sociais, além de disponibilizar paletas de cores e famílias de fontes. Além do Creative Cloud, temos o Adobe Experience Cloud e o Document Cloud. 

Entendendo o Adobe Experience Cloud, Creative Cloud e Document Cloud 

 Adobe Experience Cloud 

O Adobe Experience Cloud, como o nome sugere, fornece serviços e experiências para os clientes, trazendo engajamento para o seu e-commerce. E é claro que você precisa conhecê-lo na hora de criar a sua loja virtual do zero.  

O Experience Cloud traz experiências únicas para os seus clientes, focando no engajamento e experiência de usuários personalizadas. Seus aplicativos e serviços ajudam seu e-commerce a alavancar as vendas de diversas formas, é um pacote de experiência digital integrado de ponta a ponta, que oferece ferramentas voltadas para o cliente, focando em insights de dados públicos, conteúdo e automação de marketing, e-commerce, jornada do cliente, cadastro digital e muito mais! 

Ao adquirir a licença, você tem acesso aos seguintes aplicativos: 

  • Adobe Commerce 
  • Adobe Experience Manager Sites 
  • Adobe Experience Manager Assets 
  • Adobe Experience Manager Screens 
  • Adobe Experience Manager Forms 
  • Adobe Analytics 
  • Adobe Customer Journey Analytics 
  • Adobe Real-Time CDP 
  • Adobe Audience Manager 
  • Adobe Target 
  • Adobe Campaign 
  • Adobe Journey Optimizer 
  • Adobe Marketo Engage 
  • Adobe Advertising 
  • Adobe Workfront 

Creative Cloud 

O Adobe Creative Cloud possui aplicativos, serviços Web e demais recursos de criação, tais como: fotografia, design gráfico, edição de vídeo, design de UX, desenho e pintura, redes sociais etc.  

Ao adquirir este pacote, você tem acesso: Photoshop, Illustrator, Acrobat DC, Premiere Pro, InDesign e Adobe Express. 

Esses aplicativos, em conjunto com a Adobe Experience Cloud e o Adobe E-commerce são o tripé do sucesso da sua loja virtual, que quando implementados e utilizando-os corretamente, garantem a melhor performance para seu negócio virtual. 

Document Cloud 

Por fim, o Adobe Document Cloud traz soluções para PDF e assinatura eletrônica. O pacote inclui: Adobe Acrobat, Acrobat Sign, Acrobat PDF Pack, Acrobat Export PDF e aplicativos para dispositivos móveis (Adobe Acrobat Reader, Adobe Scan e Adobe Fill & Sign). 

Conheça os principais Produtos Adobe disponíveis 

Os principais softwares que vêm no pacote Adobe são produtos indispensáveis para quem trabalha com fotografia, vídeos e demais áreas da tecnologia quando falamos do Creative Cloud. Para os produtos de experiências digitais relacionados ao pacote Adobe Experience Cloud, vamos ver os mais utilizados e, principalmente, o Adobe Commerce, antiga plataforma Magento (versão enterprise), que possui tudo o que é indispensável para se criar uma loja virtual segura, flexível e escalável. 

Adobe Commerce 

Líder mundial em inovação para comércio digital, a plataforma Adobe Commerce é utilizada por 1 em cada 4 lojas online existentes. Desfrute de recursos avançados e prontos para uso com inúmeras funcionalidades e recursos disponíveis que podem ser acrescentados à medida em que o e-commerce demande novas soluções.  

Em linhas gerais, é uma plataforma de comércio multicanal que tem como objetivo fornecer experiências excepcionais de compra para qualquer modelo de negócio e para qualquer tipo de consumidor.  

A plataforma movimenta, anualmente, cerca de $155 bilhões em transações. Não existe outra tecnologia que entrega a mesma experiência, flexibilidade e escalabilidade de compras online. Saiba mais sobre os diferenciais da plataforma Adobe Commerce. 

Photoshop

O Photoshop é um editor de imagens bidimensionais, considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais. Ele já passou por 14 edições e, hoje, é chamado de Adobe Photoshop Creative Cloud. 

Antigamente, o objetivo do programa era editar, basicamente,  fotos que seriam usadas em material impresso. Atualmente, o programa permite infinitos ajustes, desde uma simples luz de uma imagem até o desenvolvimento de toda a parte visual de uma campanha publicitária, por exemplo. 

Talvez seja o queridinho das estrelas, pois ele elimina todas as imperfeições. O Photoshop é tão popular que muitas pessoas até verbalizaram a palavra. “Photoshopar” é bastante utilizado quando vamos trabalhar com edição de imagens. 

Adobe Experience Manager 

O Adobe Experience Manager combina o gerenciamento de ativos digitais com a potência de um sistema de gerenciamento de conteúdo para dar mais agilidade no oferecimento de experiências personalizadas. 

A plataforma possui diversas funcionalidades, como o Experience Manager Sites, que cria e gerencia sua experiência digital em todos os canais com ferramentas automáticas que facilitam o dimensionamento; Experience Manager Assets, que oferece ferramentas inteligentes de automação para fornecer, adaptar e distribuir seus ativos com rapidez entre públicos e canais; e o Experience Manager Forms, que realiza o cadastro e formulários digitais; e ainda Experience Manager Screens que conecta perfeitamente experiências on-line e físicas com as telas e sinalização digital construída na melhor plataforma de gerenciamento de conteúdo e experiência do setor. Todos esses recursos operam em cloud service, ou seja, na nuvem com máximo desempenho, ótimos contratos de níveis de serviços e segurança de nível corporativo. 

Adobe Marketo Engage 

A plataforma é um marketing hub que integra todos seus sistemas com inteligência artificial, automação de marketing, engajamentos de leads e auxilia entregando insumos ao time de vendas. Ou seja, essa ferramenta permite simplificar, automatizar e medir tarefas e fluxos de trabalho de marketing para aumentar a eficiência operacional e receita. 

Por meio do Marketo Engage, é possível acompanhar os clientes em qualquer lugar, interagindo online e offline, incluindo e-mails, redes sociais, mídia paga, SMS e eventos. Além disso, a ferramenta entrega conteúdo personalizado no momento certo usando perfis detalhados, dados comportamentais e demográficos em tempo real e o poder da IA para personalizar experiências na Web, páginas de destino e e-mails. 

Permite também que as equipes de vendas e de marketing criem jornadas mais coordenadas executando dados de marketing diretamente no CRM, geração/pontuação de leads e gerenciamento de contas. Por fim, confere a eficácia de cada tipo de conteúdo e se as suas jornadas do cliente estão funcionando com a análise avançada da jornada e de marketing, que conectam dados de vendas e de marketing para dar uma visão geral de toda a jornada do cliente.  

Real Time CDP 

Este é um dos grandes diferenciais do ecossistema de Adobe Experience Cloud, com o CDP, você cria segmentações reais e personalizadas com dados conhecidos do seu sistema com o comportamento dos seus consumidores online. 

O Adobe Real-Time CDP é um gerenciamento avançado de dados, construído, principalmente, para profissionais de marketing. 

Com esta ferramenta, as equipes de marketing e TI conseguem enxergar além do que os dados têm a oferecer em real-time. A Adobe Real-Time Customer Data Platform permite que os profissionais de marketing coletem, normalizem e governem dados B2B e B2C e os unifiquem em perfis em tempo real que podem ser ativados em qualquer canal.  

Adobe Target 

Por meio de inteligência artificial, o Adobe Target cria e otimiza testes A/B em alta escala de uma forma simples. A ferramenta garante o aproveitamento total de todos os dados comportamentais do cliente e a implantação de estratégias que ajudam a atingir metas de negócios.  

Com um poderoso mecanismo de personalização, permite oferecer conteúdo personalizado com base em algoritmos para determinar a experiência digital certa para atender um indivíduo em tempo real, não importa onde essa interação ocorra. Além disso, auxilia na eliminação das suposições usando testes A/B e multivariados para saber a combinação mais eficaz de conteúdo, layout, UX e muito mais em todos os sites e outras propriedades digitais. 

Adobe Analytics 

O Adobe Analytics é uma ferramenta que mescla, junta e analisa dados de qualquer etapa na jornada do cliente, transformando grandes fluxos de dados da Web em insights úteis e em tempo real. Por meio de inteligência artificial, o aprendizado de máquina e outras tecnologias avançadas,  recursos como a atribuição eficiente para saber o que acontece em cada conversão e investir da maneira mais apropriada; inteligência artificial e machine learning para revelar oportunidades e respostas para todos em um clique; e análise preditiva, que realiza a detecção de anomalias, realiza análises de contribuição e emite alertas inteligentes. Dessa forma, o Adobe Analytics é um aliado em auxiliar a ter uma visão completa do cliente. 

Lightroom

Conhecido como Adobe Photoshop Lightroom, o software foi criado com o objetivo de editar e armazenar rapidamente fotos digitais. O Lightroom também manipula imagens, fazendo toda a sua organização em pastas até a edição e pós-produção.  

A diferença é que o Photoshop edita imagens nos pixels, fazendo mudanças definitivas, enquanto o Lightroom gera uma informação para que a imagem seja disfarçada com outra cor, ficando menos pesada. Assim, é possível manter as características originais da imagem. 

Como o Lightroom não possui algumas funções de montagem, como recortes, sobreposições, fusões e outros recursos, ele é mais indicado para quem está iniciando no ramo de edição de imagem. Tendo domínio, recomenda-se migrar para o Photoshop. 

Illustrator 

Primeiro programa criado pela Adobe, o Illustrator é um editor de imagens vetoriais. Como o nome sugere, ele desenvolve ilustrações, sendo bastante utilizado por designers. 

A ferramenta é bastante usada, ainda, na confecção de logos, além de toda parte vetorial de sites, campanhas e material impresso. Também é possível criar animações no Illustrator, mas neste caso, a imagem é feita no Illustrator, e depois é enviada para o After Effects, para que seja animada. 

After Effects 

After Effects é um software responsável pela criação de gráficos com movimento e efeitos visuais, sendo muito usado em pós-produção de vídeo, filmes, DVDs e produções da plataforma Flash. 

Com ele, é possível criar uma animação do zero ou importar imagens em formato vetorial estático. Além disso, com este programa, podemos criar vinhetas, efeitos especiais, elementos gráficos, bem como manipular cores. 

Conhecido como o Photoshop do vídeo, ele também se integra a outros softwares, como o Illustrator, Photoshop, Premiere Pro etc. 

Premiere 

O Adobe Premiere é um editor de vídeos profissionais, muito similar ao After Effects. A diferença está no tipo de vídeo: o Premiere edita vídeo não linear, enquanto o After edita animações, tudo em movimento. 

O Premiere possui duas funcionalidades: para iniciantes e para aqueles que já possuem experiência com a ferramenta. Neste segundo caso, é possível manipular trechos específicos do vídeo divididos por categorias, como áudio, narração, trilha sonora e vídeo. 

In Design 

InDesign é um software criado para diagramação e organização de páginas, que chegou para substituir o PageMaker. O InDesign é o programa preferido de diagramadores e jornalistas, pois ele é o responsável por montar toda a parte gráfica de livros, revistas, embalagens, jornais impressos etc. Com ele, também é possível inserir animações e recursos sonoros e visuais, além de exportar o documento para impressão. 

Com o avanço de plataformas de leitura online, como PDF e e-books, o programa também se atualizou, sendo possível criar lindas páginas por meios de layouts voltados para o desenvolvimento de materiais digitais. 

Stock 

Stock nada mais é do que um banco que fornece imagens, vetores, gráficos e ilustrações para serem usados por designers e outros profissionais. E o interessante é que todos esses recursos disponíveis podem ser utilizados em conjunto com outras ferramentas da Adobe, e não é preciso pagar uma licença de uso para utilizar o banco de imagens. 

Dreamweaver 

Dreamweaver é um software que permite criar um site usando o método de arrastar e soltar, sendo perfeito para quem deseja desenvolver ou editar layouts de sites sem que precise criar código de programação. Apesar de não necessitar tanto de programação, é preciso ter um mínimo de conhecimento na área para mexer no programa. 

Além disso, ele suporta as principais linguagens do mercado de programação, criando, automaticamente, os códigos durante a preparação do layout, sem contar que o Dreamweaver é responsivo, ou seja, é possível adaptar o site para a versão mobile. 

Acrobat 

Bastante conhecido, o Acrobat consiste em um conjunto de recursos responsáveis por ler ou converter arquivos em PDF. Dentre as suas funções, o Acrobat é capaz de: converter arquivos para o PDF; ler PDFs; produzir documentos em PDF a partir de uma cópia física; e criar documentos em 3D. 

WEBJUMP: A principal Adobe Commerce Gold Partner Brasileira na América Latina 

A WEBJUMP surgiu, em 2007, com o intuito de desenvolver sites e portais. Porém, em 2011, criamos o nosso primeiro E-commerce Magento – já na versão enterprise -, para a Caçula de Pneus, revenda oficial Pirelli, e de lá para cá só evoluímos, tanto que hoje somos a maior e principal Adobe Gold Partner brasileira e a única com selo Specialized Commerce na América Latina. Além disso, possuímos o maior número de desenvolvedores certificados da marca. 

A plataforma Magento se transformou em Adobe Commerce – com exceção da versão open source – e, com tantos prêmios e certificações que recebemos pelo nosso trabalho de excelência, fomos reconhecidos como líderes no segmento de desenvolvimento de projetos enterprise, com a melhor tecnologia disponível no mercado; por isso, hoje, somos parceiros oficiais da Adobe.  

A plataforma continua sendo nosso principal instrumento, quando nos procuram, seja para adquirir a licença da Adobe, seja para contratar a nossa equipe para a criação de um e-commerce pontual, ou ainda, possuir squads e sustentação 100% dedicada em um projeto. Flexibilidade, escalabilidade e segurança são os nossos pilares para entregar excelência e valores nos projetos desenvolvidos para os nossos clientes. 

Para desenvolver seu e-commerce em tecnologia Adobe, é de suma importância a contratação de uma equipe especializada, a fim de que sua loja virtual tenha visibilidade e atinja o objetivo principal: vender. A empresa contratada ficará responsável por manter sua loja no ar, desenvolvendo novas funcionalidades para encantar seus consumidores. Assim, você e sua equipe podem focar os esforços nas estratégias da companhia como um todo. 

 Quer entender como a WEBJUMP pode transformar a experiência digital do seu negócio? 

O nosso Especialista de Novos Negócios, Mauro Nascimento, está a disposição para te mostrar como a transformação digital pode mudar as diretrizes da sua empresa. Clique aqui para agendar um bate papo!