Redação E-Commerce Brasil

Correios e outras estatais já têm acordo de privatização, revela jornal

Sexta-feira, 09 de outubro de 2020   Tempo de leitura: 2 minutos

A equipe econômica pretende acelerar as privatizações e alega já ter acordo para vender três estatais (Correios, Eletrobrás e Porto de Santos) e os contratos da Pré-Sal Petróleo S.A (PPSSA). Neste caso, cada contrato pode gerar uma receita de R$ 100 bilhões, segundo estimativas dos técnicos, segundo reportagem do jornal O Globo.

Contudo, o plano do ministro da Economia, Paulo Guedes, em obter ao todo R$ 1 trilhão com as privatizações enfrenta dificuldades no Congresso. Técnicos da equipe econômica reclamam que os políticos “sentaram em cima” dos projetos.

O impasse gerou um embate entre Guedes e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O ministro disse que Maia teria se aliado aos partidos da oposição contra as privatizações. Ele reagiu e chamou o ministro de desequilibrado. Os dois fizeram as pazes em um jantar organizado por apoiadores na segunda-feira (5).

Monopólio dos Correios

Segundo interlocutores de Guedes, a estratégia é aprovar pelo menos o fim do monopólio dos Correios este ano e acelerar outros projetos. A equipe econômica alega que pretende usar parte dos recursos das privatizações para criar um fundo de investimento em infraestrutura, o que seria um aceno a governadores e prefeitos, e parte em programas sociais.

Ainda de acordo com a publicação, a ideia seria “transferir riqueza” das estatais para o povo, o chamado “dividendo social”. Essa seria uma resposta aos políticos que dizem que as estatais são do povo e, por isso, não podem ser vendidas.

Leia também: PL quer acabar com possibilidade de concessão de serviços postais

Com informações da Pequenas Empresas & Grandes Negócios e do O Globo

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.