Logo E-Commerce Brasil

Acordo fiscal digital global deve ser adiado para 2024

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reconheceu nesta terça-feira pela primeira vez que um acordo fiscal digital global pode levar um ano a mais para ser implementado. O acordo, que a OCDE esperava assinar em meados deste ano, daria a outros países uma parcela maior dos impostos sobre os ganhos de grandes grupos digitais dos EUA, como Apple e Alphabet.

É o primeiro de dois pilares da maior revisão das regras fiscais transfronteiriças em uma geração. Ambos os pilares foram originalmente planejados para serem implementados em 2023. A revisão também inclui planos para um imposto corporativo mínimo global de 15% para grandes multinacionais.

O secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, disse em um painel no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, que o progresso na resolução de detalhes técnicos sobre o acordo fiscal digital estava indo menos rápido do que o planejado.

“Deliberadamente definimos um cronograma muito ambicioso para implementação inicialmente para manter a pressão… mas suspeito que provavelmente é mais provável que acabemos com uma implementação prática a partir de 2024”, disse ele.

Enquanto isso, o governo Biden e a União Europeia estão lutando para aprovar uma legislação que implemente o acordo fiscal mínimo global acordado em outubro passado por quase 140 países.

Cormann disse que era “manifestamente” do interesse dos Estados Unidos aderir ao acordo e disse estar “silenciosamente otimista” de que um compromisso seria apresentado na UE e que todos os membros poderiam apoiar.

O ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, cujo país ocupa a presidência rotativa da União Europeia até o final de junho, disse na terça-feira estar confiante de que os ministros das Finanças da UE apoiarão por unanimidade o imposto mínimo global no próximo mês. A aprovação da UE foi adiada por objeções da Polônia, que vetou um compromisso em abril para lançar o acordo de 137 países dentro da UE.

Enquanto isso, a aprovação dos EUA está paralisada no Congresso, e Cormann foi questionado se as perspectivas de ratificação dos EUA seriam arruinadas se os republicanos que se opõem amplamente ao acordo conquistassem maiorias na Câmara dos Deputados e no Senado nas eleições de novembro.

O acordo pode ser implementado por outros países, mesmo que os legisladores dos EUA se recusem a assinar, e Cormann argumentou que isso colocaria as empresas multinacionais americanas em desvantagem.

“Não consigo imaginar que qualquer país… faria um julgamento que os colocaria em tal desvantagem”, disse Cormann. “Acredito que, independentemente de quem está na maioria no Congresso… isso é manifestamente do interesse dos EUA.”

O Congresso precisaria aprovar mudanças no atual imposto mínimo global de 10,5% nos EUA, conhecido como “GILTI”, aumentando a alíquota para 15% e convertendo-a em um sistema país por país.

As mudanças foram inicialmente incluídas no projeto de lei social e climático do presidente dos EUA, Joe Biden, que parou no ano passado após objeções de democratas centristas do Senado.

Mas as perspectivas de um pacote de gastos reduzido com as mudanças fiscais parecem cada vez mais difíceis à medida que as eleições parlamentares de meio de mandato se aproximam e os legisladores expressam preocupações sobre mais gastos em meio à alta inflação.

Acordo Fiscal Digital Global: França

De acordo com Bruno Le Maire, é possível que o acordo não fique pronto até o final de 2023 e até o início de 2024. “Pode ser o final de 2023, pode ser o início de 2024, o ponto chave é ter uma revisão total do sistema tributário internacional”, acrescentou.

“No que diz respeito ao Pilar I – tributação digital – não pouparemos nossos esforços para convencer a comunidade internacional e os membros da OCDE a fazer seus melhores esforços para obter um consenso nos próximos meses”, disse Le Maire após presidir uma reunião dos ministros das finanças da UE em Bruxelas.

Quase 140 países concordaram em outubro passado em reescrever as regras de tributação internacional pela primeira vez em uma geração, estabelecendo um prazo de implementação de 2023.

Leia também: Nota fiscal no e-commerce: vantagens da etiqueta

Fonte: Reuters