Com a aceleração da transformação digital, é cada vez mais imprescindível que sites, blogs e redes sociais adequem o acesso às pessoas com com deficiência. Apesar disso, levantamento da BigDataCorp mostra que somente 0,89% dos sites brasileiros dispõem de ferramentas de acessibilidade digital.
E, no mês em que é marcada a luta da pessoa com deficiência, é preciso destacar que esse tipo de investimento, além de necessário, pode impactar positivamente o setor de e-commerce. Afinal, cerca de 1/4 da população brasileira possui algum tipo de deficiência que requer o uso de ferramentas de acessibilidade digital para consumir — segundo último levantamento do IBGE, trata-se de 46 milhões de pessoas.
A empresa inglesa Click-Away Pound realizou uma pesquisa com pessoas que apresentam algum tipo de deficiência. Dos participantes, 69% afirmaram abandonar sites devido às barreiras de acessibilidade identificadas. Além disso, 86% disseram que gastariam mais em lojas virtuais que dispõem de ferramentas de acessibilidade digital.
Por que investir na acessibilidade digital?
Como dito anteriormente, o investimento na acessibilidade digital do negócio é, antes de tudo, necessário. Porém, além da inclusão, ele pode trazer benefícios consideráveis para a empresa. De acordo com estudo da Accenture, globalmente há cerca de 1 bilhão de pessoas convivendo com algum tipo de deficiência. Portanto, isso representa cerca de US$ 8 trilhões em renda disponível.
Já no Brasil, segundo a FGV-SP, os consumidores que necessitam da acessibilidade digital movimentam cerca de R$ 5,5 bilhões anualmente. Se você busca transformar o seu e-commerce para esse público carente de acesso, o E-Commerce Brasil possui uma série de conteúdos sobre o tema. Entre eles, vale destacar o artigo da especialista Michelli Miyai, repleto de insights.