Redação E-Commerce Brasil

Camara-e.net entra com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra as novas regras do uso de patinete em São Paulo

Segunda-feira, 17 de junho de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) anuncia que entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o decreto provisório 58.750/2019, que, sob o pretexto de regulamentar, acaba por inviabilizar alternativas de mobilidade na cidade de São Paulo, como o uso de patinetes elétricos.

Fonte: Instagram @Yellow.us

A medida torna obrigatório o uso de capacetes e proíbe, entre outras coisas, a circulação nas calçadas. Caso as empresas que alugam os patinetes descumpram a lei, podem ser multadas em valores que variam de R$ 100 (pelo não uso do capacete) a até R$ 20 mil (por não fazer campanhas educativas ou expor dados de usuários).

“A tentativa de regular sem a participação dos principais setores envolvidos acaba trazendo uma medida ineficiente que gera dúvidas e coloca em risco as novas e importantes alternativas de mobilidade urbana”, afirma Leonardo Palhares, presidente da camara-e.net e sócio do Almeida Advogados.

“É preciso encontrar uma solução que beneficie tanto as empresas que investiram nesse serviço quanto à população, não devendo o poder público interferir de maneira arbitrária”.

Para o presidente da camara-e.net, o setor é prejudicado com uma regulação feita de forma apressada, sem o necessário exercício democrático da participação da sociedade e das empresas para encontrar uma solução viável tanto para a cidade como para a mobilidade compartilhada.

“Não ouvir o setor traz prejuízos para a economia periférica e digital, além de prejudicar ainda mais os deslocamentos em uma cidade que enfrenta o caos na mobilidade urbana como São Paulo”, finaliza Palhares.

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.