A ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem) lançou uma hashtag com o objetivo de identificar conteúdos que tenham recebido algum tipo de apoio quando foram produzidos. A iniciativa é nacional, e representa um avanço que nem os blogs estrangeiros tiveram ainda.
Assim como já existe a tag #ad para identificar produtos patrocinados nas redes sociais (vem de advertising, que significa publicidade/anúncio), a associação está propondo a tag #ap para “conteúdo apoiado”, seja por cortesia, convite, viagem patrocinada ou outros formatos de apoio.
A proposta é oferecer ao leitor ferramentas que ajudem a identificar se determinando conteúdo foi produzido com algum tipo de ajuda, de forma que ele possa, através desse recurso, julgar a credibilidade de um blog e do que está sendo publicado.
A resolução do uso da hashtag #ap foi incluída no Código de Ética da ABBV e passa a integrar as diretrizes de transparência do blog para com o mercado e o leitor.
É válido ressaltar importante esclarecer que a hashtag #ap não substitui ou elimina a hashtag #ad. A ABBV recomenda que a hashtag #ad continue a ser utilizada nas redes sociais para identificar “conteúdos patrocinados”, enquanto que a hashtag #ap deve ser usada para identificar conteúdos produzidos com apoios, como fam trips, press trips, cortesias e outros tipos de benefícios.
A ABBV entende que “conteúdo apoiado” compreende: viagens patrocinadas integralmente, conhecidas como PressTrip ou FamTrip ou FamTour; viagens patrocinadas parcialmente (quando há apoio, benefício ou cortesia de passagens aéreas ou hotéis ou até ingressos); refeições cortesias; hospedagem obtida com tarifa de imprensa (PressRate) ou tarifa de agentes de viagem; produtos para teste; e brindes promocionais.
A orientação é que a hashtag #ap seja uma das primeiras, logo após o texto editorial para seguir a orientação do Código do Consumidor de que a “propaganda” ou conteúdo comercial deve ser logo identificado. Exemplo: “Veja o que achamos do novo resort XXXXX! http://hgscvscvs.com #?ResortXXXXX #ap #?sãopaulo”.
Todas as postagens em redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Foursquare, Google +, entre outras) que levem claramente ao anúncio do produto/serviço com conteúdo apoiado devem ser identificadas.
A hashtag precisa ser usada sempre que o conteúdo publicado tiver sido produzido com algum tipo de apoio. Cabe ao site/blog julgar se está dando ao leitor as informações necessárias para avaliar se aquele conteúdo foi ou não influenciado por uma cortesia, um convite ou um brinde.
A iniciativa visa especificamente às redes sociais, por isso a escolha de uma hashtag pequena, que não consuma muitos caracteres. Já os posts com conteúdo apoiado publicados nos sites devem, como sempre, devem ter a identificação clara de como foram produzidos.