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Abandono de carrinhos no e-commerce diminui 5% no Brasil em 2015

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Durante o 1º trimestre de 2015, o e-commerce brasileiro apresentou uma queda de 5% no número de carrinhos abandonados nas lojas virtuais em comparação com o 1º trimestre de 2014, segundo relatório divulgado pela Ve Interactive.

Em 2015, a média de abandono atingiu 83,73% no Brasil, contra 87,98% de 2014. Apesar da queda, ainda é perceptível a característica do consumidor em desistir da compra mesmo após ter selecionado os produtos que deseja comprar. Essa propensão se dá principalmente pela necessidade do usuário em verificar descontos e valor do frete somente após a seleção dos produtos para finalizar a compra.

Entre os setores, o mais afetado por esse abandono acontece na área de Casa e Decoração, que tem um abandono de 92%, seguido por Eletrônicos e Tecnologia, com 86%. O setor automotivo fica com o menor abandono nos setores estudados, com 72%.

Em comparação com um estudo de 2014 da mesma empresa nos EUA, todos os setores mencionados apresentaram um abandono abaixo do índice brasileiro, sendo no setor de Casa e Decoração a maior discrepância. Enquanto os EUA apresentam 72% de abandono, o Brasil fica em 92%.

Em contrapartida, o relatório apresenta um crescimento na taxa de Cliques para Conversão de e-mails de relacionamento. O índice brasileiro apresentou uma taxa de 14% no 1º trimestre de 2014 contra 36% no mesmo período de 2015.

É possível acessar o relatório completo no site da nteractive.com/pt/relatorio-de-desempenho-Q1-2015">Ve Interactive Brasil.

Sobre a Ve Interactive

A Ve Interactive é uma empresa britânica de tecnologia que oferece uma plataforma especializada em adquirir, engajar e converter clientes em todas etapas da jornada de compra. Seu pacote de aplicativos eleva a eficiência e otimiza o atendimento de lojas online, auxiliando-as na aquisição de novos usuários, redução de seu bounce rate, no engajamento do cliente e na diminuição dos abandonos do site.

Hoje a Ve é uma multinacional com especialização operacional comprovada e uma reputação global como a melhor e mais confiável do ramo, capturando £40 milhões em tentativas de compra por minuto mundialmente, 24/7 em todos os continentes.

Atendendo a mais de 6000 lojas virtuais e com 26 escritórios no mundo, a Ve implementa estratégias de eficiência online para varejistas locais e multinacionais, elevando em média 25% de sua taxa de conversões.