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A surpreendente verdade nunca contada sobre os indicadores de e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

E se existisse um lugar que explicasse todos os detalhes sobre os principais indicadores de e-commerce? Agora ele existe! Você pode ler essas informações na série de artigos contida no e-Book gratuito produzido por Breno Berman, CEO e Fundador da Biso.

Dividida em 4 capítulos, a série concentra-se nas principais métricas da operação de e-commerce. Elas são essenciais para ajudar o senso de direção da empresa e revelar os melhores caminhos para fazer o seu negócio crescer.

No primeiro capítulo da série, você desvendará informações valiosas sobre a receita. Mais do que dados numéricos, ela está carregada de informações que conectam a sua marca aos clientes e à relevância do seu produto. Ou seja, a receita é uma métrica com dados sobre a taxa de conversão, ticket médio e sessões, basicamente, tudo o que faz girar o e-commerce.

Já no segundo capítulo, você entenderá mais sobre ROI (um indicador de investimentos benéficos e/ou nocivos para a saúde do seu negócio) e como ele reflete nas mudanças de estratégias. Através deste indicador, você evita gastos desnecessários e ainda ganha força para dar continuidade às campanhas que realmente funcionam para sua empresa.

E se você pudesse se comportar com mais confiança em relação a sua margem de lucro? Seria muito melhor, não é mesmo?! No capítulo três você entenderá melhor o que é margem de lucro e como a lucratividade impacta a saúde do seu e-commerce.

Por fim, no quarto capítulo você aprenderá a diagnosticar o seu e-commerce, baseando-se em dados da realidade do dia a dia das vendas. Ainda, o quarto capítulo alerta para a importância da experiência do cliente em sua jornada de compra. E, para ajudar nessa análise, há o NPS, em que através da pesquisa e dos cálculos deste KPI você será capaz de entender melhor como a sua marca é vista pelo comprador.

A série de artigos vai te ajudar a refletir sobre os indicadores do e-commerce. Além de ajudar na busca por plataformas de leitura e tradução de KPIs que auxiliem nas oportunidades de seu negócio.
Confira as principais análises que envolvem a Receita

A Biso oferece funcionalidades que articulam as análises com base na receita. É uma forma de se manter conectado com o constante tráfego de visitantes e clientes da sua loja. Assim, todos os dados recebem um tratamento especial sendo direcionados para responder a perguntas específicas.

No dashboard, por exemplo, você tem acesso a informações em tempo real da média mensal de visitas (sessões) e da taxa de conversão. Assim, você consegue estabelecer os períodos que deseja analisar, bem como a relevância da informação com base na meta da empresa. Consequentemente, você conseguirá prever situações irregulares e antecipar as soluções necessárias.

Para completar, a Biso facilita o acesso às informações, por exemplo, você não precisa ficar calculando a taxa de conversão. O sistema dá as porcentagens calculadas e ainda mostra a média em 4 semanas e até no mês atual. Outro grande benefício da plataforma é que o cálculo da receita também é feito todo automaticamente por ela e estão à disposição no dashboard.

Clique aqui e leia mais sobre a receita.

Confira as principais análises que envolvem o ROI

O ROI (Retorno sobre Investimento) é a métrica que mostra os resultados gerados a partir do seu investimento. Oferecendo uma visualização das escolhas tomadas versus seu impacto nas vendas. O interessante dessa métrica é sua capacidade de prever e evitar gastos desnecessários e direcionar seus planos para ações com mais chances de sucesso.

Um dos benefícios da Biso, é o acesso à gestão de todo o funil de investimento de mídia e outros canais. Assim, dá para entender melhor quais campanhas fazem mais sentido de serem realizadas. Incluindo analisar quais os períodos do ano que a performance é melhor. Também é possível visualizar qual canal de mídia vale o maior investimento.

Outro benefício é a possibilidade de estreitar o relacionamento de CRM com as análises. O gerenciamento do relacionamento com o cliente é dinâmico, mas não pode deixar de ser efetivo. O cliente precisa acreditar que a sua loja possui o produto ideal para sua necessidade e que será bem atendido. Desta forma, voltará sempre para comprar.

Clique aqui e leia mais sobre o ROI.

Confira as principais análises que envolvem a margem de lucro

A margem de lucro irá apontar o quanto da sua receita não será utilizada para lidar com os gastos referente ao seu negócio. Para ter uma boa margem de lucro, é preciso ter um plano estratégico que articule questões como a gestão de gastos. Trata-se da saúde financeira da empresa. Nesta etapa, a projeção de metas vai dar o senso de direção ao seu negócio, além de colaboraxr com a visibilidade das oportunidades de vendas.

Com a plataforma da Biso, você conseguirá transformar horas operacionais em ações mais produtivas e ágeis, como é o caso das análises de KPIs. Assim, ganhará tempo para criar planos de ações mais estruturados e colocar em prática novos projetos. Os dados oferecidos pela plataforma irão dar o suporte necessário para ajudar no desempenho do e-commerce e melhorar a margem de lucro.

Clique aqui e leia mais sobre margem de lucro.

Confira as principais análises que envolvem o NPS

O NPS proporciona um panorama sobre a experiência do cliente em seu e-commerce. Através destes dados, é possível entender se é o e-commerce que está atrapalhando a performance das vendas ou se é o produto oferecido que não tem obtido bons retornos. Essa etapa é o momento de entender e estudar como está a sua relação com o cliente.

Com a Biso, é possível entender as variações que envolvem a sua operação, melhorando a experiência do cliente. Também identificar qual o tempo médio de atendimento e acompanhar o tempo de entrega do produto. Por fim, ainda auxilia na obtenção de respostas sobre a qualidade do produto oferecido.

 

Com base nessas informações, a Biso consegue direcionar quais são os pontos fracos e fortes da sua jornada de venda. Além de mostrar quais são os seus melhores clientes. Aqui é o momento ideal para identificar as principais causas do “abandono do carrinho”.

Clique aqui e saiba mais sobre o NPS.

Siga os 4 passos e descubra como a Biso pode ajudar na operação de seu e-commerce

  1. Acesse o site da Biso para fazer o download do seu e-Book gratuito sobre os principais indicadores do e-commerce;
  2. Agende agora uma demo com o time de especialistas da Biso;
  3. Libere acessos para configuração da plataforma;
  4. Monitore e potencialize o crescimento do seu negócio.

Leia também: Fórum ECBR aborda temáticas que integram a solução da Biso