Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

77% dos micro e pequenos empreendedores do e-commerce cresceram 41% em 2016, diz ML

Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Segundo dados de um estudo do Mercado Livre e do Ibope Conecta, 77% dos pequenos empreendedores de e-commerce declararam ter crescido 41% em vendas, enquanto apenas 20% não registraram crescimento e outros 3% não souberam responder. A terceira edição do estudo Mercado Livre /IBOPE Conecta foi realizada com 512 empreendedores MPMEs (Micros, Pequenas e Médias empresas) em todo o Brasil.

O otimismo aumenta na comparação com os anos anteriores: 94% dos entrevistados esperam crescer neste ano – a uma média de 35%. Este é o maior percentual de entrevistados otimistas registrado na pesquisa (em 2016, 84% dos entrevistados apostavam crescer suas vendas; e em 2015, 87%). As principais razões para o crescimento das vendas são, para eles, a diversificação dos produtos à venda (77%), a oferta de frete grátis (38%); participações em promoções (36%); e a oferta de formas de pagamento mais atraentes.

Existe também um otimismo em relação ao crescimento do setor de e-commerce como um todo: 79% dos entrevistados acreditam que o setor crescerá em média 25%. Entre os fatores mais apontados por eles estão a percepção de maior segurança na compra online (76%); aumento no número de pessoas com acesso à internet (69%); crescimento no número de usuários de smartphones e tablets (64%); maior investimento em marketing (57%); e a busca por mais ofertas online no cenário atual da economia (56%).

Entre os empreendedores que não consideram a possibilidade de crescer em 2017, os fatores apontados são relacionados à economia brasileira (“instabilidade econômica”; instabilidade política”; retração do consumo”; “diminuição do poder de compras”).

Otimismo também com contratações em 2017

Ao contrário do ano anterior, os empreendedores se mostram mais dispostos a aumentar suas equipes em 2017. No ano passado, 37% planejavam realizar contratações – percentual que passa para 48% nas expectativas para este ano. A parcela de entrevistados que não pretendia contratar em 2016 (27%) passa, em 2017, para 20%. As que não sabem responder passam de 37% para 32%. Apesar disso, as equipes se manterão pequenas: 59% possuem até três funcionários; 9%, de quatro a cinco; 8%, mais de seis; e 25% são empresários que trabalham sozinhos. Nos últimos três anos, houve uma redução na quantidade de empresários que têm de quatro a cinco funcionários (de 16% em 2015 para 9% em 2017).

Perfil dos entrevistados

Os empreendedores pesquisados são do perfil MPMEs (Micros, Pequenas e Médias Empresas). O faturamento anual dos entrevistados tem as seguintes variações: 33% faturam abaixo de R$100 mil; 32% faturam de R$ 100 mil a R$ 250 mil; 14% de R$ 250 mil a R$ 500 mil; 10% faturam de R$ 501 mil a R$ 1 milhão; 6% de R$ 1 milhão a 2 milhões; e 4% faturam acima de 2 milhões por ano.

Sobre a atuação no Mercado Livre, 52% dos entrevistados têm empresa formada (pessoas jurídicas); 29% atuam como MEI – Micro Empreendedor Individual e 19% como pessoa física – número menor que o registrado nas duas pesquisas anteriores: 22% em 2016 e 40% em 2015. Entre os vendedores multicanais, 49% apontam o Mercado Livre como o responsável pela maior parcela das suas vendas online.

A média de idade dos respondentes é de 38 anos. A faixa etária predominante é de 26 a 35 anos, representando 35% da amostra; 34% têm de 36 a 45 anos; 20% têm 46 anos ou mais e outros 11% têm até 25 anos. As principais regiões dos respondentes são: Sudeste (74%) e Sul (21%), seguidas por Centro-Oeste e Nordeste, com 2% cada; e Norte, com 1%.

Ficha técnica de aplicação da pesquisa:

Empresa de Pesquisa: IBOPE CONECTA
Universo: Principais vendedores do Mercado Livre Brasil. Homens e mulheres de todas as idades e regiões do País
Amostra: 512 respondentes
Metodologia: Pesquisa online quantitativa com duração aproximada de 20 minutos
Região/Locais: todos os Estados brasileiros
Objetivo: Entender como foi o ano de 2016 e como está a expectativa de crescimento dos vendedores do Mercado Livre para 2017 – avaliando se há otimismo em relação à economia e ao setor de e-commerce no País.
Período de aplicação: 17 a 24 de janeiro de 2017.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.