Logo E-Commerce Brasil

70% da população mundial usará mobilidade em 2020

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Desde o ano 2000, quando o primeiro celular com câmera foi lançado, o número de usuários móveis quintuplicou. Em 2020, haverá 5,5 bilhões de usuários móveis, o que representa 70% da população mundial, de acordo com o estudo divulgado pela Cisco, o Visual Networking Index (VNI) Global Mobile Data Traffic Forecast, com as previsões sobre o tráfego global de dados móveis entre 2015 e 2020.

A adoção de dispositivos móveis, maior cobertura móvel e a demanda por conteúdo móvel impulsionam o número de usuários, que irá crescer duas vezes mais rápido que o da população mundial, nos próximos cinco anos. Fatores como o aumento no número de usuários móveis, dispositivos inteligentes, vídeo móvel e redes 4G serão responsáveis pelo aumento no tráfego de dados móveis, que será oito vezes maior nos próximos cinco anos.

A previsão é de que os dispositivos móveis inteligentes e suas conexões representarão 72% do total de dispositivos e conexões móveis em 2020, 36% maior que em 2015. Os dispositivos inteligentes serão responsáveis por 98% do tráfego de dados móveis em 2020.

Analisando de uma perspectiva de dispositivos pessoais, os smartphones estão dominando o tráfego móvel e serão responsáveis ​​por 81% deste tráfego total até 2020, superando os 76% registrados em 2015. A proliferação dos telefones móveis, incluindo os chamados “phablets” (uma mistura híbrida de recursos do smartphone e tablet) está aumentando com tanta rapidez que haverá mais pessoas com telefones celulares (5,4 bilhões) do que eletricidade (5,3 bilhões), água encanada (3,5 bilhões) e automóveis (2,8 bilhões), em 2020.

O vídeo móvel terá uma taxa de crescimento maior que a de qualquer aplicativo móvel. A demanda de usuários, seja consumidores do varejo ou corporativo, por maior resolução de vídeo, mais largura de banda e velocidade de processamento aumentará o uso de dispositivos com conexão 4G. A parcela da conexão 4G deverá superar a da conexão 2G em 2018, e a da conexão 3G em 2020. A conexão 4G representará mais de 70% de todo o tráfego móvel, gerando quase 6 vezes mais tráfego por mês que as outras conexões em 2020.

“Com um aumento tão expressivo de bilhões de pessoas e coisas sendo conectadas, a mobilidade é o principal responsável pela transformação digital que está ocorrendo mundialmente”, afirmou Doug Webster, vice-presidente de marketing de provedores de serviços da Cisco. “Será necessário avançar em termos de inovações em celulares, como as tecnologias 5G e Wi-Fi, para atender às necessidades de escala, as preocupações com segurança e as demandas dos usuários. Os avanços da IoT trarão cada vez mais benefícios para as pessoas, para os negócios e para a sociedade”.

Fonte: Decision Report