Pesquisa realizou testes nos principais e-commerces do país, que juntos representam 80% do faturamento do mercado nacional
Segundo dados da F/Radar, 41 milhões de brasileiros já navegam em dispositivos móveis e 2,5 milhões de pessoas possuem o hábito de realizar compras via tablets e/ou smartphones. Além disso, de acordo com levantamento do Google, 52% dos usuários acreditam que uma experiência mobile ruim diminui as chances de engajamento com a marca.
Por isso, a deviceLab desenvolveu uma pesquisa inédita para detalhar a experiência de compra com dispositivos móveis no país, e apontou que 100% dos sites apresentam algum tipo de erro que inviabiliza a compra. Até o final do ano serão estudados também os seguintes segmentos: Internet Banking, Comparadores de Preços, Compras de Passagens Aéreas, Portais de Conteúdo e Serviços.
“O e-commerce brasileiro vive um momento especial, crescendo acima dos 20% ano a ano, e os tablets e smartphones as possibilidades de crescer ainda mais são grandes. Por isso é importante ter um panorama da experiência do usuário nessas plataformas e aprimorá-la”, afirma Leandro Ginane, fundador da deviceLab.
Metodologia
A avaliação da experiência de compra do comércio eletrônico no Brasil com uso de
smartphones e tablets, foi realizada sob os seguintes critérios: performance, compatibilidade e usabilidade. Para isso, foram realizados mais de 1,7 mil testes nas principais lojas virtuais do país, que representam 80% do faturamento do mercado nacional.
Os sistemas operacionais usados no estudo foram: Android (versões 3.2.2 – 4.0.3 – 4.0.4), iOS (versões 5 e 6) e Windows Phone. Além disso, os aparelhos utilizados foram os seguintes: Samsung Galaxy Tab (7’’e 10’’), iPad (2 e 3), iPhone 4S e 5, Samsung Galaxy SIII e SII e Nokia Lumia 800.
Checkout tem o maior problema
O índice mais alarmente do estudo é que todos os sites analisados possuem ao menos um erro que inviabiliza a compra, e 12% do total de erros encontrados impedem a compra.
Do percentual de erros críticos por fluxo de compra, 69% estão no checkout, 18% na busca e 13% no detalhe do produto.
Na distribuição dos erros passo a passo, a identificação do usuário é onde está o maior problema, com 21%, seguido pelo carrinho de compras com 17% e por entrega/endereço com 16%. Com 13% os erros se encontram no detalhamento do produto e com 10% nos resultados de busca. Por fim, os passos de pagamento, preenchimento de busca e confirmação de compra estão com 8%,8% e 6%, respectivamente.
iOS 5 lidera os erros críticos
Quando os testes apontaram o percentual dos erros críticos por sistema operacional, o iOS 5 teve o pior desempenho com 16%, com uma melhora para o iOS 6, que teve 9% em problemas. Os principais problemas encontrados no sistema operacional da Apple são relacionados a desempenho do Safari, browser nativo do sistema. No Android, a versão com mais dificuldades foi a 4.0.3 com 13%, já os sistemas 4.0.4 e 3.2.2 apresentaram 11%. Por fim, o Windows Phone 7.5 teve 13% de erros críticos.
Já no percentual de erros críticos por tipo de aparelho, os tablets apareceram com 11% e os smartphones com 14%.
Por: NB Press Comunicação