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67% dos e-commerces não tem uma equipe exclusiva para conciliação

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Pesquisa realizada pela TrackCash em parceria com o E-Commerce Brasil levantou dados sobre vendas em marketplace e conciliação financeira.

57% dos respondentes disseram que vendem em pelo menos 5 marketplaces. 19% disseram vender em apenas um, enquanto 14% vendem em 4 e na faixa dos 5% estão ambos as respostas: apenas 1 ou 2 marketplaces.

Conciliação

67% responderam que não têm uma equipe dedicada à conciliação. 38% responderam que sim.

Isso se manifesta na seguinte pergunta, que indagou sobre o grau de dificuldade da empresa em fazer a conciliação. 57% disseram que esta dificuldade é alta, enquanto 33% considera média e apenas 9% considera baixa.

76% dos entrevistados afirmaram ainda que começaram a perceber muitos erros ao iniciar o processo de conciliação das vendas do marketplace.

Além do departamento financeiro, 52% dos entrevistados afirmaram que a conciliação é positiva também para o departamento administrativo da empresa. 33% a consideram positiva para o comercial e 9% para o marketing. Somente 5% responderam para o produto.

Desafios da conciliação

Para 47% dos respondentes a maior dificuldade atualmente na hora de realizar a conciliação é comparar os detalhes de suas vendas entre plataforma e marketplace.

28% afirmaram que é verificar a veracidade de seus repasses. Enquanto isso, 19% considera que é comparar suas informações de previsão com o que realmente foi realizado. Apenas 5% considera que a maior dificuldade é dispersão de informações dos marketplaces.

Satisfação com o marketplace

Na faixa de 28% há duas respostas distintas com a mesma porcentagem: os que consideram o nível de satisfação com as informações prestadas pelo marketplace bom e, também com 28% os que consideram ruim.

Na faixa dos 19% também há duas respostas distintas: os que consideram indiferente e os que consideram muito ruim. Somente 5% considera muito bom.

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