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63% dos lojistas aplicam estratégias de SEO em seu e-commerce

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Pesquisa realizada pela LiveSEO em parceria com o E-Commerce Brasil mostra que lojistas do e-commerce querem se profissionalizar e se dedicar mais às estratégias de SEO.

O objetivo da pesquisa é relacionar o cenário atual do e-commerce brasileiro com a otimização das lojas por meio do SEO.

De acordo com os respondentes, 47% ainda não fez nenhum tipo de curso ou treinamento específico para SEO, embora pretenda fazer no futuro. 31% afirmam que já fizeram e pretendem realizar novas experiências no futuro, enquanto 14% afirmaram que simplesmente já fizeram. Apenas 6% respondeu que não fez e não pretende realizar nenhum no futuro.

Esses dados se refletem na proficiência dos profissionais de e-commerce no assunto:

  • 78% afirma que conhece o básico sobre SEO, o que inclui título, meta-descrição, palavras-chave, tags, URLs e imagens;
  • 14% afirmou que conhece um nível intermediário, com backlinks, link juice, link Sculpting, etc;
  • Apenas 7% conhece o avançado, o que inclui Spidertrap, TF-DF e análise de UX.

63% afirmou que já aplica os conceitos de SEO na loja online e pretende aumentar a otimização com isso no futuro. 33% afirmou que ainda não faz uso constante do SEO, mas que pretende colocá-lo em prática no futuro. Enquanto isso, somente 2% afirmaram que não tem nenhum interesse em otimização por SEO na loja online.

Para 45% dos entrevistados, o SEO tem prioridade 4 (de zero a cinco) e para 36% tem prioridade 5, ou seja, é um item de extrema importância.

52% afirmaram ainda que o SEO tem um impacto 5 (o mais relevante) nos demais canais de marketing.

41% dos respondentes diz que a equipe de marketing é formada por poucas pessoas, de uma a cinco para toda a empresa. 16% afirmou que a equipe tem de 5 a 10 pessoas e 19% que a “equipe” é formada por um único profissional da área. Equipes maiores ficaram com porcentagens reduzidas.

Levando isso em consideração, 59% dos respondentes afirmaram que não há um funcionário exclusivo e especializado para o trabalho com SEO na equipe.

Para 30%, no entanto, acompanhar as métricas do Google Analytics ou do Google Search é um trabalho diário. 25% considera essa uma tarefa semanal, 16% mensalmente. 25% não faz o acompanhamento diário, mas pretende no futuro.

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