Redação E-Commerce Brasil

45% das lojas online nunca utilizaram marketplace, aponta estudo

Quinta-feira, 09 de abril de 2020   Tempo de leitura: 2 minutos

O mercado de comércio eletrônico cresce a cada dia no Brasil. Ainda assim, a discussão sobre começar em uma marketplace ou apostar em uma loja online própria toma conta dos varejistas. Segundo uma pesquisa da Enext, 45% dos e-commerces não utilizam uma marketplaces para as suas vendas.

Os motivos apontados pelos varejistas em não estar em uma marketplace incluem falta de conhecimento ou de recursos disponíveis (38,9%), não acreditarem que seja um modelo importante para o mercado (33,3%) e não gostarem devido às margens de vendas (22,5%).

O especialista em marketing digital, Victor Palandi, porém, explica as vantagens e desvantagens de apostar em um marketplace para as suas vendas. De um lado está o tráfego maior, bem como menos preocupação com logística. Do ouro, a comissão que não permite grandes manobras de descontos.

Leia também: Operando em marketplaces. Entre, fique à vontade, mas a casa não é sua

“Atualmente, não estar em marketplaces significa ter mais custos com tráfego, porque a empresa precisa conseguir os clientes por ela mesma, o que dá mais trabalho”, explica Palandi. “Devido à comissão que é dada ao marketplace, fica difícil dar muito desconto, se não a margem de lucro some. Porém, se você não tiver um preço melhor que do concorrente, raramente vão comprar da sua loja. Logo, é necessário cortar o máximo de custos possível para conseguir repassar esse ganho ao público final”, aconselha.

O Brasil conta com uma grande gama de marketplaces. Os maiores e com mais clientes, atualmente, são Mercado Livre e B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime), seguidos de Amazon e Magazine Luiza.

Informações retiradas de Meio & Mensagem e Dino

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.