O setor do e-commerce está em constante crescimento. Todos os anos milhões de pessoas usam a internet para adquirir produtos e serviços e este número tende a continuar crescendo.
No mesmo sentido, novos empreendedores enxergam no digital uma oportunidade de começar um negócio e atender a essa demanda. Uma das consequências disso é que, diferente de quando o acesso ao comércio era apenas local, hoje não faltam opções para os consumidores.
Sendo assim, é fundamental que lojistas busquem por diferenciais competitivos e usem ferramentas que ajudem a melhorar as taxas de conversão. Neste conteúdo, descubra quatro formas de fazer isso usando ferramentas do Empreender Plus. Boa leitura!
Atendimento humanizado
Atualmente, é possível adquirir produtos em lojas de praticamente qualquer lugar do mundo. Sendo assim, os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à sua experiência de compras e o atendimento ao cliente é um dos pilares mais importantes para o sucesso do negócio.
Segundo um relatório da CX Trends, 60% dos consumidores afirmam que baseiam as decisões de compra no nível de atendimento que esperam receber e 66% das pessoas que costumam interagir com o suporte disseram que uma interação ruim com uma empresa pode arruinar seu dia.
Paralelo a isso, um estudo da Twilio mostrou que 36% dos consumidores entrevistados, no mundo todo, estão sofrendo com a chamada fadiga digital, um estado de exaustão causado pelo uso excessivo de dispositivos digitais.
Certamente as automações facilitam a gestão do e-commerce ao automatizar tarefas mecânicas e repetitivas. Mas quando se trata do atendimento ao cliente, é positivo manter uma equipe de atendentes preparados para auxiliá-los de forma humanizada.
Uma ferramenta que possibilita isso é o SAK. Com esse aplicativo, os lojistas conseguem criar uma equipe de atendentes de forma remota usando o mesmo número de WhatsApp.
Essa prática fará com que os clientes se sintam mais satisfeitos com a experiência com a loja virtual e, consequentemente, aumentar as taxas de conversão.
Recuperação automática de carrinhos abandonados
Outro fato recorrente no e-commerce e que atrapalha as taxas de conversão é o abandono de carrinhos.
Estima-se que mais de 70% dos consumidores têm o hábito de abandonar o carrinho de compras e os motivos para isso são vários:
- Preço do frete muito elevado;
- Falta de confiança na loja virtual;
- Carregamento da página lento;
- E muito mais.
O primeiro passo para melhorar as taxas de conversão relacionadas ao abandono de carrinhos é entender quais os principais motivos que levam os consumidores a desistirem de finalizar o pedido.
Feito isso, é provável que as taxas de abandono de carrinhos da loja virtual sejam menores que a média do mercado. Ainda assim, alguns clientes vão deixar de finalizar o pedido. Para esses casos, o lojista pode usar uma automação de recuperação de carrinhos.
Grande parte das lojas virtuais investem em mensagens de recuperação de carrinho via e-mail. Contudo, as taxas de conversão do e-mail são relativamente baixas e é possível que o cliente sequer veja a mensagem.
Por outro lado, o WhatsApp possui uma das maiores taxas de conversão. No aplicativo de mensagens instantâneas, 100% das mensagens enviadas são entregues e as taxas de abertura chegam a 97%.
Para convencer o cliente a voltar para o checkout e finalizar o pedido, a loja virtual pode oferecer alguns incentivos, como um desconto no produto ou abono do frete. Tudo isso pode ser feito utilizando o SAK.
Provas sociais
Outro fator que influencia diretamente nas taxas de conversão da loja virtual é a prova social. Segundo diversos dados e pesquisas, mais de 80% dos consumidores buscam avaliações na página do produto antes de realizar uma compra.
Além disso, os consumidores preferem comprar um produto com avaliações majoritariamente positivas e algumas negativas a adquirir produtos sem nenhuma avaliação.
Isso porque quando vêem que outras pessoas estão utilizando ou aprovando um produto, serviço ou ideia, são mais propensos a fazer o mesmo, acreditando que essa escolha é a correta ou segura.
Por esse motivo, é fundamental deixar transparecer que antigos clientes usam e aprovam os produtos da loja virtual. Isso pode ser feito por meio de avaliações após a compra e até mesmo por meio de conteúdos nas redes sociais.
O Lily Reviews é um aplicativo de avaliações que permite que os clientes deixem sua opinião incluindo fotos e vídeos do produto. Além disso, o lojista pode configurar o Lily Reviews para pedir avaliações automaticamente após a entrega, além de oferecer cupons de desconto como bonificação para quem o fizer.
Dica extra: os selos de compra verificada nas avaliações ajudam a transmitir mais credibilidade para os clientes, sendo um forte diferencial competitivo.
Botão avise-me quando chegar
Por fim, um dos problemas que podem influenciar negativamente a taxa de conversão da loja virtual é convencer o cliente da compra mas perder a venda por falta de estoque.
Nesses casos, não houve nenhuma objeção do cliente, mas sim um problema interno da loja. Em grande parte das vezes os clientes simplesmente podem buscar outras opções. Ainda assim, o botão avise-me quando chegar pode ser um grande aliado na reparação de danos.
Com o botão avise-me quando chegar, os clientes podem se cadastrar para serem notificados assim que o produto estiver disponível novamente. Essa funcionalidade pode ser adicionada na loja virtual com o aplicativo Cheguei.
Para melhores resultados, é preciso ganhar a confiança do cliente por meio de uma experiência excepcional. Dessa forma, a venda não será perdida.
Essas são algumas ferramentas que auxiliam na melhora das taxas de conversão da loja virtual. Todas elas podem ser encontradas no Empreender Plus e, quando assinadas em combo, garantem um desconto progressivo.