Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

4 estratégias para a excelência do atendimento em call centers

Terça-feira, 30 de janeiro de 2018   Tempo de leitura: 4 minutos

O atendimento ao cliente vem se tornando mais complexo e trazendo mais desafios para os operadores. A humanização, mesmo ainda sendo fator fundamental para construir um relacionamento com o consumidor, já não é o fato principal quando se fala em satisfação do cliente.

Segundo a pesquisa da NeoAssist encomendada IBRC (Instituto Brasileiro de Relacionamento com Clientes), 71,3% dos entrevistados querem seus problemas resolvidos no primeiro contato, ou seja, busca eficácia no seu atendimento.

Então, você coordenador de contact center, pode ficar com a seguinte dúvida: como tornar o meu trabalho eficaz? Há várias fases e processos para melhorar o relacionamento com o cliente, mas o primeiro passo é empoderar o seu operador. Como? Com treinamentos para que ele conheça a fundo a proposta de um atendimento que impacta o negócio.

Elaine Carr, gerente de treinamento e desenvolvimento da britânica ICMI, aponta 4 tendências para gerar melhores resultados em treinamentos com a equipe de atendimento ao cliente.

Microlearning

A definição é, basicamente, treinamentos curtos que se concentram em um único assunto, ou seja, aprendizagem em passos menores. Essa abordagem possibilita mais foco em determinado assunto.

Nos contact centers, a ideia tem grande chance de funcionar. Um treinamento curto e focado facilita a participação dos operadores, já que eles necessitam estar sempre em alerta.

Deixe os objetivos em aberto

Os alunos devem entender sobre o que o treinamento tratará. Estipular aquela lista formal e quadrada de objetivos não estimulará nada o aprendizado. O principal é proporcionar uma programação para que eles saibam o que estudarão, mas deixe que eles criem seus próprios objetivos.

Aprendizado por repetição

A técnica da repetição vem se tornando mais ativa nos últimos anos. Estratégias de enviar e-mail com o conteúdo e perguntas pós treinamento ajuda a reforçar o que foi aprendido. Outro método é revisitar o conteúdo. No começo de um novo módulo, é interessante retomar pontos chave dos anteriores, ajudando na memorização. Segundo Carr, o segredo é não passar de dois dias sem rever o conteúdo anterior.

O digital é soberano

O conteúdo digital pode ser explorado em diversos formatos como e-book, blogs, vídeos, mídias sociais e outras formas.

O primeiro conselho sobre como deixar o material digital mais atrativo, é torná-lo menos formal. A informalidade e personalidade causa uma sensação de um conteúdo mais real.

O conteúdo precisa estar onde os operadores costumam acessar. A acessibilidade do material facilita a sua visualização. Materiais isolados tendem a um baixo alcance.

Segundo Albert Deweik, CEO da NeoAssist e especialista em atendimento, o treinamento é fundamental para criar um relacionamento satisfatório com o cliente. Quanto mais treinado e mais empoderado, o operador tende a ser mais resolutivo e, portanto, o cliente terá uma melhor experiência com a marca.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.