Logo E-Commerce Brasil

Mais de 35% de quem pretende comprar presente de Natal está endividado

Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) identificou que quase quatro em cada dez consumidores (36,4%) interessados em comprar presentes para o Natal deste ano possuem contas com o pagamento em atraso.

Além disso, dois em cada dez brasileiros (19,4%) ficaram com o nome sujo por causa das dívidas feitas com a compra de presentes de Natal e festas de fim de ano em 2015.

Segundo o levantamento, realizado com 1.632 pessoas no país, parte dos entrevistados deixará de pagar alguma conta, seja para comprar presentes (4,2%), em razão das festas de Natal (3,9%) ou para fazer as comemorações de Ano Novo (4,4%). Outros 39% dos que pretendem comprar presentes este ano estão com o nome sujo no momento, independente da compra.

No geral, considerando apenas quem ficou com o nome sujo devido as compras do Natal de 2015, 54%, ainda estão nessa situação. Dentre os que souberam informar o tamanho dos débitos, o valor total chega a R$ 921,57, em média.

Uma das razões para isso, para o órgão, é a alta procura por parcelamento. O estudo identificou aumento na quantidade de pessoas propensas a pagar suas compras em parcelas – 58,2% dos brasileiros, contra 52,4% em 2015 -, principalmente homens (63,9%) e pertencentes às classes A e B (66,3%).

Outros 20,8% garantem que, mesmo tendo condições de pagar à vista, preferem parcelar em diversas prestações para garantir sobras de dinheiro nas finanças. Ainda assim, é relevante o percentual de pessoas que afirmam só comprar presentes de Natal que puderem pagar à vista, sem fazer dívidas (41,8% – abaixo dos 47,6% no ano passado).