Logo E-Commerce Brasil

33% dos consumidores brasileiros pesquisam e-commerces pelo celular

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Na contramão do varejo físico, que cada vez leva menos pessoas às lojas, o mobile-commerce vem crescendo rapidamente. De acordo com um levantamento da Betalabs, empresa especializada em gestão de comércio eletrônico, 33% dos consumidores brasileiros procuram lojas virtuais pelo celular. “O crescimento de buscas por dispositivos móveis faz com que a loja virtual seja primeiramente acessada pelo celular e depois para o desktop. Isso já virou uma tendência”, explica Luan Gabellini, sócio-fundador da Betalabs.

A pesquisa ainda revela que a compra do e-commerce no tablet é de 4% e o desktop ainda é o campeão com 63%. Segundo Gabellini, o destaque pelo desktop se deve ao número de pessoas que visitam os e-commerces enquanto trabalham ou que ainda não estão seguras em finalizar a compra via smartphone.

Além disso, 37% dos usuários chegam a um e-commerce pela busca orgânica, 20% por pesquisa paga, 14% entram direto no site que procuram, 11% pelas redes sociais e apenas 5% por e-mail marketing.

Uma descoberta que vai ajudar os varejistas online é em relação às redes sociais, a pesquisa aponta que o Facebook responsável por 94% de tráfego para as lojas virtuais, uma grande diferença frente a outras plataformas como Twitter e Instagram.

Em 2015, o e-commerce cresceu 22% em relação ao ano anterior e obteve um faturamento de R$ 48,2 bilhões. O ano fechou com 155,5 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 310. Para a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o e-commerce nacional deve crescer 8% em relação a 2015 e faturar R$ 52,04 bilhões.