“É preciso ir além do site. Sem presença, sem audiência”. São com essas palavras que Felipe Morais, da Impacta, que abriu sua palestra sobre Marketing Digital, no segundo dia do IT Forum Expo. Considerado, ainda, o porto seguro do usuário e o tesouro da empresa, o portal da companhia deve ser bem trabalhado, mas não pode ser o único meio virtual disponibilizado aos consumidores que, na verdade, passam a serem neoconsumidores.
Quando se fala desse novo perfil de consumistas, o marketing corporativo deve entender que milhares de marcas fazem centenas de campanhas, assim como a sua empresa. “Se o consumidor se interessou pelo meu produto onde ele vai tirar suas dúvidas? No Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, WordPress, celular e etc. São infinitas possibilidades que não devem ser descartadas por quem quer ter sucesso. O brasileiro é um multi-task, é uma teoria que vai crescer muito. Estamos consumindo mídia de várias formas, as pessoas assistem TV com o iPad na mão, comentam nas redes sociais quase tudo que elas acabaram de ver na televisão. É neste consumista que temos que pensar”, aconselha.
De acordo com pesquisa do Google, 47% das buscas online são feitas pelo nome do produto e apenas 6% buscam elementos da propaganda, sendo que 53% são influenciados pelo boca a boca. “O consumidor não está mais perdido. As marcas estão.”
Em números
– 30% dos faturamentos dos grandes e-commerces vêm de emails. De acordo com Morais, a Netshoes vai registar R$ 1,1 bilhão de venda nesse ano, sendo que a maior parte vem de campanhas enviadas por email
– A Tecnisa vendeu R$ 20 milhões de reais pelo Facebook no brasil
– 70 % milhões de pessoas usam a internet mensalmente
– 96% de internautas usam o Google
– Mais de 31 bilhões de buscas são feitas mensalmente no brasil
– Em 2013 cerca de 300 milhões de celulares serão vendidos
– 40% dos acessos ao Facebook vêm do mobile
Por: InformationWeek