Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

26% dos internautas usam apps de descontos

Segunda-feira, 24 de junho de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

Pesquisa do IBOPE Conecta revela que 26% dos internautas brasileiros possuem ao menos um aplicativo de desconto instalado em seu smartphone. Destes, 71% possuem ao menos um aplicativo de supermercado. O estudo ainda mostra que, em um ano, esse percentual aumentou 15 pontos, já que, em 2018, 56% possuíam apps de supermercado.

O resultado do estudo revela que o ponto de venda e as lojas de app são importantes para a divulgação do aplicativo das redes de supermercado. Os internautas que souberam do app na própria loja somam 51% (eram 48% em 2018) e os que baixaram por conta própria são hoje 13% (eram 8% no ano passado). Há também os que conheceram por meio de propagandas em sites ou redes sociais, que mantêm o mesmo nível do ano anterior: 16%.

A pesquisa foi realizada online, com 2000 internautas de 16 anos ou mais, de todas as regiões do país, entre os dias 9 a 12 de abril de 2019.

Mais benefícios

A satisfação geral dos internautas com o uso dos aplicativos cai cinco pontos percentuais de um ano para o outro: de 46% para 41%. Ainda de acordo com a pesquisa, um em cada quatro usuários desses apps (42%) acham que eles podem melhorar e ter mais benefícios e ofertas exclusivas e 14% esperavam ofertas melhores.

Os atributos mais importantes de um app de supermercado, segundo os internautas, são: facilidade de navegação (54% das menções), ter programa de fidelidade e não ocupar muita memória (ambos com 19% de citações) e não consumir dados durante o uso (7% das menções).

Quando questionados quais as razões para apagar um app de supermercado, não ter ofertas ou poucos benefícios é citado por 52% dos entrevistados, não funcionar bem é motivo para metade dos internautas apagarem o app e ocupar muita memória é uma das razões para 32%.

Por outro lado, quando bem utilizado, o app é um ótimo aliado do supermercado: 90% dos internautas que possuem um app de supermercado já foram fazer a compra de um produto após ter recebido a oferta no aplicativo, sendo que 63% foram mais de uma vez.

Leia também: O que considerar quando for investir em promoção em aplicativos?

Antes de sair de casa

A pesquisa revela também que 77% verificam as ofertas antes de sair de casa, o que pode ser um indicador de que o consumidor usa o aplicativo para auxiliar na programação das compras para a casa e já chega ao supermercado sabendo exatamente o que deve procurar naquele determinado dia.

De um ano para o outro, há uma oscilação positiva de quatro pontos percentuais, o que mostra que o consumidor está programando melhor a sua ida ao supermercado (48% dizem verificar o aplicativo pelo menos duas vezes por semana para verificar novos descontos).

O estudo mostra ainda que metade dos entrevistados (48%) gosta de receber notificações quando há uma atualização ou nova oferta disponível.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.