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Ano de 2021 bate recorde com mais de 4 milhões de tentativas de fraude, revela Serasa Experian

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

O ano de 2021 chegou ao fim registrando 4,1 milhões de movimentações suspeitas no Brasil. De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, esse número mostra um aumento de 16,8% em relação ao acumulado de 2020, quando o índice registrou 3,5 milhões de ataques. Os dados do ano passado ganham destaque por serem os mais expressivos de toda a série histórica, iniciada em 2011.

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Tentativas de fraude em 2021: Bancos e Cartões foram os mais afetados

Além disso, o segmento de Bancos e Cartões foi o principal foco dos golpistas. Neste caso, marcou 2,3 milhões de tentativas de fraude, outro dado recorde. Como parâmetro, representa um crescimento de 33,3% sobre o acumulado anual do ano anterior. Ainda no comparativo desse período, apenas os setores de Serviços e Telefonia tiveram baixas, com -3,8% e -44,0%, respectivamente. Confira no gráfico e tabela a seguir os números completos:

Imagem de um gráfico

Número de tentativas de fraude em 2021 mostra um aumento de 16,8% em relação ao acumulado de 2020, quando o índice registrou 3,5 milhões de ataques.

De acordo com o Diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Jaison Reis, os avanços tecnológicos impulsionados pela pandemia são em sua maioria positivos, mas também trazem consequências para os consumidores. “O aumento das transações online em 2021 e os diversos novos serviços que passaram a ser oferecidos digitalmente são um prato cheio para os golpistas. Por isso, uma tentativa de fraude acontece no país a cada 7 segundos. Dessa forma, é preciso que a população tenha cada vez mais atenção aos dados que compartilham, aos sites que acessam e nas novas modalidades de golpes que surgem todos os dias. A prevenção e o cuidado com as informações pessoais ainda são as formas mais eficazes para evitar fraudes”.

Volume de ataques separados por idade

O recorte por idade mostra que, ainda no acumulado anual de 2021, os consumidores que possuem entre 36 e 50 anos foram os que mais sofreram ataques, registrando 1,5 milhão. Aqueles de 26 a 35 anos marcaram 1,1 milhão. Na sequência temos as pessoas de 51 a 60 anos (587.791), os mais jovens de até 25 anos (477.512) e a parte da população com mais de 60 anos (461.737).

Na análise por região o destaque fica para o Sudeste, com 2,1 milhões de movimentações suspeitas sinalizadas. Em ordem decrescente estão:

  • Nordeste (726.761);
  • Sul (651,416);
  • Centro-Oeste (375.005);
  • Norte (250.691).

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.